LINDO DIA NAVEGANTE/SENHORA SEM DESTINO - O SEM DESTINO NO ENGENHO EM MOVIMENTO



Parabéns, carísstima e inestimável amiga, companheira das letras, Sonia Gonçalves, muitas felicidades e conquistas na vida e na jornada das letras.


São os nossos votos, de Graça Fontis e meus, por seu aniversário natalício. .Felicidades hoje e Sempre
GRAÇA FONTIS/Manoel Ferreira Neto


A perquirição se faz neste instante-limite: "O que presentear ao poeta, escritor, por ocasião da passagem de seu aniversário natalício?" Difícil sabê-lo, alguns doam livros, outros enviam cartões de aniversário com um poema.


Decidi garatujar algumas linhas aos dois poemas-cards. Creio a amiga poetisa, escritora, crítica literária Sonia Gonçalves ficará contente com estas linhas como presente de seu aniversário que trans-corre hoje, 18 de setembro de 2018. Os artífices das letras amam estes comentários, contribui para que conheçam o que escrevem, infelizmente o conhecimento da própria obra é mínimo, menor que o salário de professor Raimundo.


O tempo se faz precioso no raio da roda que o destino range. Nenhum dia se dá apenas pelo dia seguinte, navegar no lindo dia que alvorece, a bússola, o sem destino no engenho em movimento. Todo momento é o tempo de libertação no "conspirar do pensamento", todo dia é dia de "nas margens da literata", da literata literatura conduzir para longe os sonhos "cujo tempo tange", ler na estrela "q´lustra a fragata" o ilegível no vento. Esta libertação faz explodir na ventania e poesia, seguir sempre avante, na aurora cujo amor afortuna/no clarão ora dá luz à escuridão",


A poetisa navega nas palavras, Senhora Sem Destino, nas águas do mar no barco do tempo intangível, seguir o barco é literalmente amar. Apodera-se do universo, "será ele o seu cavaleiro vate", qual a lenda africana, à sua semelhança, a poetisa faminta de temporalidade, de destino, pensar nos sonhos, no barco - ressaltar que no interior do barco há uma criança lendo um livro -, ela conquista a força e pratica o alevantamento, verbalização da vida, espacialização do ser, jogo de xadrez, e ela ousa o xeque-mate, as peças da imaginária utopia da beleza e do belo, alargar as próprias dimensões da sensibilidade, da "Cabeça versus Coração..." A consciência temporal, tempo intangível é apenas contra-parte de uma consciência espacial, o navegar no barco é ser destino, ilustrar o olhar qual "lustra graúna", o tempo se faz precioso, sermos todos passageiros navegantes.


Ambos os poemas são símbolos, metáforas, signos da sensibilidade poética, a poiésis, deixados a si mesmos que queimam com o fogo de emoção única e original nascida da identificação da poetisa com a manhã que alvorece, com o Lindo Dia Navegante que o Amor à poesia, a Senhora Sem Destino, necessitando esforçar-se por conseguir a peça principal deste Destino, dar vida às Palavras, significá-las, mostrar-lhes os sonhos. A idéia desta viagem é um empreendimento essencialmente pessoal com sua dose de "Humanidade do Ser", viagem como esforço necessário do Ser no caminho para Si mesma. Viagem do Sem Destino ao Ser, Viagem das Palavras à Poesia do Lindo Dia.


Uma vida (poesia) fluindo pelo mar e pelo tempo espaço "Seguir o barco literalmente amar".


Manoel Ferreira Neto


Comentários