#UM SER FADADO À LIBERDADE, COMO BEM CITA SARTRE - Julio Di Paula# Manoel Ferreira Neto: TEXTO



Não posso divulgar todo o texto de APRESENTAÇÃO do livro de minha autoria 'AFORISMO - CREPÚSCULO E ALVORECER DA VERDADE", produzido pelo meu Amigo, Irmão, Companheiro de Estrada das Letras e da Intelectualidade, Julio Di Paula, mas escolhi um excerto para figurar na divulgação.


EI-LO:


"Ele é um existencialista inquieto, arguto, com uma capacidade inefável do pensar dos grandes filósofos como: Kierkegaard, Jean-Paul Sartre e outros grandes filósofos da contemporaneidade. Manoel é um devorador de livros. Insaciável, ele consegue de forma sábia e provocativa lhe levar a um pensar diferente, a uma nova visão de mundo, do estar aqui, ali e ao mesmo tempo em lugar nenhum. Um homem que nos remete sempre a uma interrogação sobre o existir, o viver, a morte, para um refletir infinito do que somos, quem somos e para onde vamos. Um poeta que com a sensibilidade de um artista nos faz raciocinar de forma livre, um ser fadado a ser eternamente livre. Um ser fadado à liberdade como bem cita Sartre."


E o que tenho a dizer acerca destas palavras de Júlio di Paula?
Não se é escritor, não se é filósofo, não se é artista, não se é poeta, se não se for fadado à Liberdade. E "SER FADADO À LIBERDADE" é ser Responsável e Compromissado com os Homens, com a Humanidade, com os ideais da Moral e Ética. "Ser fadado à Liberdade" é estar disposto a morrer pelos Projetos, Ideais, Utopias.


Julio Di Paula foi muito feliz e categórico com esta Apresentação, pois que a obra reflete esta Categoria, a Liberdade da Visão-[de]-Mundo, a crítica deslavada, sem meias palavras a tudo que constitui a escravidão do homem, da humanidade, às religiões, seitas religiosas, aos princípios alienantes, às condutas e posturas individuais diante da responsabilidade com a Existência. Nada me cala diante dos projetos de minhas Letras e de meu Pensamento.


O "NOVO HOMEM" está em questão nesta OBRA AFORÍSTICA. Diz Guimarães Rosa em GRANDE SERTÃO VEREDAS: "É PRECISO TER CORAGEM, DIADORIM!". Tenho-a e radicalmente.


(**RIO DE JANEIRO**, 22 DE AGOSTO DE 2017)


Comentários