LUCIDEZ VAZIA GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Minh´alma possui a dimensão do vazio

Possui a essência do nada.

Possui o núcleo da solidão.

Possui o eidos do silêncio.

Possui o ângulo da palavra

Que se quer dita

E só o indizível a representa.

Possui a língua da memória

Atravancada nas trevas do pretérito

Possui o peso do sonho inaudito

Possui a angústia de um olhar

O eterno no interdito efêmero do abismo.

@@@

Mister des-organizar-me

Des-codificar-me por inteiro,

Des-apreender o ser-eu de mim

Para viver o estádio primevo da liberdade,

Da liberdade de ser nada,

De ser o nada-vazio de tudo,

De ser o vazio-nada do completo,

De ser a solidão silenciada

De completudes, plenitudes, eternitudes

De errar o desvio do equívoco

E chafurdar-me na quimera da verdade,

De equivocar-me com o sentido

Do divino e evangelizar o demoníaco,

De não me caber no estreito

E resvalar-me pelos paradoxos a fora.

@@@

Creio que entender-me

Não é questão de amplo conhecimento

A priori, amplitude de visão,

É questão de sentir-me,

Enfiar a intuição na língua

De meus sentimentos,

A percepção na razão in-versa

De meus pensamentos, idéias,

De contactar-me nas profunduras

Do mais indizível, comunicável,

E tocar-me ou não tocar-me,

Resta saber se consinto tocar-me:

Tenho sempre modos e estilos

De escapulir dos rótulos,

De fugir às certezas indeléveis.

Sou uma lucidez vazia.

RIO DE JANEIRO(RJ), 06 DE FEVEREIRO DE 2021, 10:26 a.m.

 


Comentários