FOLHAS DE PRIMAVERA VOANTE GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: DESENHO/POEMA @@@@



Responder a perquirições,
Sejam simples ou complexas,
Não ouso fazê-lo,
Não tem respostas,
Inda que plausíveis;
Perquirições difíceis, herméticas, impossíveis
Não as faço.
Só do que conheço de mim,
Conhecimento ínfimo, precário,
Aos outros digo, digo em poucas palavras,
Não vejo sentido em explicar-me.
@@@
Toda a minha vivência, experiência
Ao longo das contingências,
Os meus estudos, reflexões, meditações,
Sou eu próprio, o que recolhi em mim
Do que penso, sinto,
Observo, olho, escuto,
Silenciosas lições que ninguém
Pode compreender, entender,
Eu próprio preciso desvendá-las.
@@@
O que sou tem mais valor,
De mais relevância
Do que palavras ditas,
Do que cânticos do meu canto
Recitados, declamados ao som
De músicas orquestradas, sem líricas
Do que versos de meus poemas
Apenas em linguagem vou esboçando,
A penas em estilo vou artificiando,
Apenas em língua de reflexões vou delineando
As vias invisíveis por onde
Vou traçando
As linhas brancas de meu eu.
@@@
Tudo são enigmas.
Tudo são mistérios.
Tudo são sigilos.
O que teria o em-si de meu eu
A responder-me sobre quem sou?
Ouço de muito longe
O apelo do silêncio
De deixar-me voar pela flor dos ventos
A alma, um bosque...
O coração, disperso nas paisagens
De sentimentos a se anunciarem, revelarem.
Eternidade...
Segredo...
Infinito...
@@@
Voo meu amor nas asas de penas,
Voo sozinho entre estrelas e mar,
Água e ar,
Sei que vôo
E mais nada sei.
A memória voa de minha fronte
Sobre imensas solidões que ela mesma
Não entende.
Talvez se o vazio pudesse
Criar outros sonhos, quimeras,
As palavras adormecidas
Seriam folhas de primavera voante
Pelos canteiros do jardim do tempo.
RIO DE JANEIRO(RJ), 05 DE FEVEREIRO DE 2021, 12: 01 p.m.

 

Comentários