DE UM SONHO O SUBLIME ESQUECIDO GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Levam-me a mãos dadas

Os elísios fulgores do tempo

À manhã da existência que prevê

No caminho a forma eterna do desejo

Dentro em minh´alma

Recompondo de sonhos

As dunas claras onde o sol cintila.

@@@

O caminho por onde trilhamos as sendas

É, de um lado e outro, de arvoredos

Retorcidos e folhas arrebatadas

Que me surpreendem

Ponho as forças todas enlevadas

Ao destino de um pobre idealista...

@@@

Desperto... Fora um sonho.

Olho o quarto às escuras.

@@@

O que idealizara de tão exímio,

Ao longo das veredas da contingência,

Não houve meios de realizar,

Tornando-me pobre idealista,

Agora necessito recompor os ideais,

Eivar-me de todas as forças

Nas trilhas da consumação?

@@@

Olhando para trás,

Sentindo-me cego,

O que se passa do meu lado

É-me estranho, ininteligível,

Como se ouvisse sons vagos,

Sem quaisquer significados,

O que percebo jamais percebi desse modo

Com tanta intensidade,

De maneira tão verdadeira, tão máxima,

Tão colorida e tão iluminada

Como se fosse tomado

Por todos os sentidos de uma só vez.

@@@

Saber o que recompor dos ideais

Que se perderam nas alamedas do tempo

Requer conhecer o que espero receber

Dos resíduos da vida,

O que a alegre etapa não pôde dar.

@@@

Vislumbrei o sublime,

Sem poder realizar o sublime.

Que posso esperar ainda,

Em que posso crer ainda,

Quando a fonte da fé e da esperança está perturbada,

O ser íntimo aprendeu a viver de sobressaltos,

Desenhar passos de danças,

Exprimir por abstrações?

@@@

Sublime é a fé...

Sublime é a esperança...

@@@

Curvei-me sobre mim mesmo,

Dobrei-me sobre meu ser íntimo,

Passei a gostar de contemplar

O caos acumulado de tudo o que aprendi,

Da instrução que não poderia tornar-se vida.

@@@

O sublime, ao meu olhar de hoje

- através da luz que entra no quarto

pela cortina, amanha o dia –

É o prazer que liga a árvore a suas raízes,

A felicidade que se prova

Ao não se sentir nascido do arbitrário e do acaso,

Mas saído de um passado

- herdeiro, florescimento, fruto...

RIO DE JANEIRO(RJ), 08 DE FEVEREIRO DE 2021, 03:32 a.m.

 


Comentários