AROMA DA POESIA GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


A noite é dentro em mim,

Girando, girando em meu coração,

Que pulsa devagar, sereno,

Apenas os movimentos.

Sinto latejar forte no peito ardente

O brilho vivo da lua cheia.

Sinto as estrelas em toques suaves,

Movendo a solidão e o silêncio

Em que ando na orla marítima

Ao léu do tempo.

@@@

O aroma da poesia

Em versos de maresia,

Aroma indescritível, indizível

Sobe aos meus olhos frios.

Ouço a música que desperta

Sentimentos da vida enovelada

Às contingências do perpétuo e fugaz,

A voz do vento no auspício

Da longínqua serra no alto mar,

A voz das palmeiras abertas

Ao redor do Campo Santo,

A voz que no deslizar lento

Das águas de rios

Acorda o ritmo dos desejos mais íntimos.

Meu sonho ergue as asas

Na alma das sombras ao longo do caminho.

Ouço a melodia das flores que caem,

A minha voz que se eleva

Como uma oração na vereda

Da planície solitária.

A noite é dentro em mim.

@@@

Sinto a noite distanciando-se de mim,

Distanciando-se dos homens,

- O que é isto – homem?

Que ser é este? Existe?

Se não é ser, o que é então?

Tem algum significado esta palavra?

Quiçá algum poeta a tenha criado

Para ornamentar alguma metáfora sonora de verso! –

O sol avança na garupa do mar,

As nuvens curvas desaparecem,

Sugadas pela treva.

O sol cante sem cantar

Por toda sua humana contextura,

As coisas também cantem

Inspiradas com a sua presença

Como o primeiro homem nu,

Ele se erguer frente ao mar.

RIO DE JANEIRO(RJ), O7 DE FEVEREIRO DE 2021, 07:09 a.m.

 


Comentários