#LIGANDO A ALMA AOS DEUSES# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO SATÍRICO $$$



Ligar a alma aos deuses, eis que me vem inesperadamente este desejo que de imediato defino de absurdo, em mente vazia é que surgem tais estropícios de linguagem, de desejo mais que descabidos, a tenda não sendo do diabo, sendo apenas um desejo pois que me encontro destituído deles, nada mais representando senão uma vida perdida no palheiro do mundo. Poderia até investigar isto não em nível de como a idéia se me manifestou, seria aquilo de encher linguiça, o que estivera pensando, em que cogitava, mas o que significa isto de ligar a alma aos deuses.
$$$
Até que me acenda uma luzinha que seja modo de investigação, não me resta senão encher a linguiça poucochinho que o seja. Lembra-me que me identificara sobremodo com o ritmo de uma música que ouvia, despertou-me. Não senti o queixo caindo com a coisa, mas efetivamente a língua foi despertada para tagarelar à vontade com a ligação. Seria que ligando a alma aos deuses, não me sentiria mais carente, os deuses preencheriam os vazios. Não pode ser por isto, simples para suscitar investigação criteriosa.
$$$
Após haver observado que o verso se mantém mais na memória do que uma fala desvinculada, o ritmo deveria gravar mais profundamente o desejo humano nos deuses; o indivíduo acha - o "achismo" sim é tenda do diabo, não se tem quaisquer compromissos com os sensos de veracidade, fundamentos precisos - que pode ser melhor ouvido, escutado a grandes distâncias por intermédio de um tique-taque rítmico; parece que a oração ritmada chega mais perto do ouvido dos deuses, são apaixonados com as coisas rítmicas.
$$$
Ah, sim... Creio ser este o motivo de ligar a alma aos deuses se me revelou inesperadamente, encontrava-me destituído dele, havendo um escondido. Quero, sei lá como, de que modo possuir a utilidade da dominação elementar que o homem experimenta ao ouvir música. Nem tanto fora absurda a aparição de "ligar a alma aos deuses". O mais hermético dessa questão é por que o ritmo é uma pressão - sabendo que posso tirar o cavalinho da chuva em querer isto saber, passo por cima, não obterei qualquer resultado -, produz uma vontade insuperável de me ceder a ele, de acompanhá-lo. Não apenas segui-lo com os passos nos pés, mas também, com a própria alma que acompanha a cadência, provavelmente devido a esta razão é que se tenta ligar a alma aos deuses.
$$$
Enchi linguiça, encontrei que a coisa se me revelou devido a achar que estava destituído de desejo, havia o desejo de me ceder ao ritmo da música, só assim estaria liberto da ausência de desejo que conferia em mim, sentindo-me triste, desconsolado, vida sem desejo é inútil. Seguindo o ritmo da música, exauro os itinerários, os rumos, "fímbria oscilante entre a baila da existência e alienadas fés", dou-me por encerrados os olhos e "menosprezo a totalidade."
$$$
Antes de haver ligado o vídeo intencionando ouvir música, tranquilizar-me, acalmar-me com a densidade do questionamento, estivera pensando sobre isto de unir o pensamento e o mundo, este só anda na contra-mão daquele, e aquele intenciona passar à frente deste, não vendo quaisquer condições de isto patentear, a intelectualidade estar fadada apenas a quimeras, investigações, medíocre teoria, restava-me a música para espairecer as perquirições. Ligando alma aos deuses, estaria atirando-lhes poesia para envolvê-los como numa correia mágica. Surge como doutrina filosófica e artifício para a educação. Atribui-se à música o poder de aliviar as emoções, purificar a alma, amenizar a ferocia anima - e justamente pelo ritmo da música. É-me de conhecimento tácito acerca. Ligando o pensamento ao mundo instiga o intelecto a identificar as alamedas por onde se deve trilhar para endossar o destino construído ao longo da dialéctica das situações históricas e o que é pensado e investigado a critério, caso contrário o caos será sempre risco, acontecerá continuamente. Digressões, aquele encher de linguiça para enfatizar o sabor. Dançar o ritmo das letras, seguir-lhe, palavras são passos, passos são outras visões que elas podem proporcionar para a qualidade do espetáculo de dança, ligando o espetáculo aos deuses, enviando intelecto aos deuses, não são destituídos dele?
#RIO DE JANEIRO(RJ), 28 DE JUNHO DE 2020, 11:33 a.m.#

Comentários