**MELANCOLIAS E NOSTALGIAS DA PAULICÉIA** - Manoel Ferreira


Quem vive em Sampa manifesta sempre aquele desejo de retornar ao seu lar de origem, à sua terra-natal, mas apenas uma falácia, não é capaz de sair, deixar Sampa no passado.
Quem vive em São Paulo diz sempre que quem de lá parte, deixa seu coração, sua alma, seu espírito, lugar algum lhe servirá de teto, de lar, em noites estreladas e e enluaradas, seus olhos e alma estão em Sampa, aquele desejo de retornar, entregar-se à desvairada paulicéia.
Vinte anos se passaram desde que deixei Sampa. Entre ouvir, escutar outros dizerem quem deixa São Paulo será por sempre nostálgico e melancólico, saudoso das desvairadas paulicéias, existe uma distância enorme. Mas a vida sempre mostra a verdade de nosso íntimo. Sempre saudoso, sempre melancólico, sempre nostálgico de Sampa. Na memória, aquele cenário esplendoroso, magnífico, mágico da Avenida Paulista coberta de neblina. Nunca me esqueci, sempre presente em mim. Nenhum lugar me servira, nenhum lugar realizou os sonhos, apenas uma caminhada por cantos e recantos.
Aniversário de Sampa... Achava-me devedor de uma homenagem, de um tributo a Sampa, quem sabe escrevendo transcendesse-me, estivesse em Sampa, matando as saudades, na correria. Re-velar sentimentos e emoções por essa terra tão linda, tão mágica.
Tributo feito, a alma viajou por todos os recantos e cantos por onde trilhei passos, presença de amigos a quem conheci, desfrutei da verdade de seus sentimentos, emoções - quando Paulistano é amigo, é amigo mesmo. Viagem desvairada.
E, resultado: Son dos Poemas, Sonia Son Dos Poem Gonçalves, paulistana da gema, entrega-me de coração a medalha imaginária de Cidadão Honorário de Sampa. Agora, nao sou nostálgico, melancolico, saudoso, estou sempre presente, e num futuro próximo estarei de volta a São Paulo, agora para sempre, No inverno, criando uma "coisinha", dizendo de novo inverno que será princípio de outros sonhos e utopias às chamas da lareira das uni-versalidades...
Sampa... Paulicéia Desvairada...



Manoel Ferreira Neto.
(25 de janeiro de 2016)


Comentários