**LUZ DO SILÊNCIO E ÍNTIMOS REGOZIJOS** - Manoel Ferreira


Dir-se-ia um sonho magnífico, uma cripta de encantamento. Dir-se-ia um verbo mágico, um tabernáculo de esplendores. Dir-se-ia um "amar" místico, mítico, in-trans-itiva espiritualidade, in-fin-itiv-idade
Por toda a parte há uma ópera invisível, feita de aves trinando melodias e canções diferentes, cujos ritmos e melodias são as belezas do uni-verso, as divin-itudes da natureza, que se diluem com freqüência num ritmo tão acorde tão sereno que é quase o silêncio por mim verificado, não se me lembrou quando, e isto aqui não importa, importa sim, enquanto a-nunciações trans-cendentais do ser e do verbo, mas agora mais vivo, mais alvoroçante e integrado no esplendor da manhã.
Só a água, presa nos lagos ou deslizando nos rios, quebra, com a abertura de clareiras, o emaranhado apenas na aparência uniforme. No saber e avidez de cultura, na filosofia rebelde, quem sabe até nefasta, nebulosa, na experiência prática de algumas tendências e propensões de cores e tons múltiplos, no apreço magnânimo pelo bem-estar humano, na indiferença e tudo que o tempo estabelecera em favor dos homens, na fé e infidelidade, no que necessito e no que de antemão sobejo, a efervescência da mocidade e da paixão, o brilho da imaginação dotam-me de lustro falso que a todos seduz e engana.
Essas naturezas transparentes decepcionam muitas vezes quem as está observando – as pedrinhas no fundo da fonte sempre estão mais distantes do que imaginamos.
Esqueceu-me o som que ouço da água caindo no tanque, onde a senhora está a lavar a roupa de toda a semana, e só movido apenas pela tendência inevitável do pensamento cheio de entusiasmo e emoção, as idéias ávidas de volúpias a se derramarem no primeiro recipiente das utopias da verdade, a única que ec-siste, vive, a que trans-cende as con-ting-ências e concilia-se com o ser.
Se cada geração pudesse vislumbrar a sua identidade ao longo dos anos e das situações, esta renovação constante das conquistas e glórias seria melhor do que as reformas por que passa a sociedade. Mesmo os nossos edifícios públicos, capitólios, palácios episcopais, tribunais, assembléias e igrejas não deveriam ser feitos em pedra e tijolo. Seria preferível que se desmoronassem a cada vinte anos, insinuando à comunidade um exame de seu interior, de sua consciência e do lugar que ocupam neste mundo, o que são, o que representam.
De duas em duas décadas, não me ocorreu memoriza-las, se algum dia necessitasse de me referir a elas, poderia doar dados exatos e comprobatórios, algumas famílias se afundam na grande e obscura massa da humanidade, tudo esquecendo sobre os seus antepassados, raízes profundas que lhes habitam. O sangue humano, se nada há que corrobore estas palavras, para se manter fresco, deve correr por veias ocultas – a água que é conduzida por subterrâneos segue o mesmo princípio, manter-se fresca...
Para alguém ativo e especulativo, não há maior tentação do que dominar o espírito humano; nenhuma ocasião mais sedutora para lhe tornar o árbitro do destino, quaisquer que sejam os defeitos de natureza e educação, e a despeito do desprezo e irreverência a credos e instituições.
Momento antes, não sabia quê se insinuava ao próprio conhecimento por intermédio de outrem, tinha medo de descerrar as pálpebras. Há algo de escondido e esquecido da humanidade, tão profundamente enterrado sob a pilha escultural dos feitos ostensivos que a vida diária não mais pode dar conta.
Acaricio os projetos, como toda a gente o faz, quem sabe mais brilhantes que os de todos. Assim faço, pelo menos esta manhã, enquanto estou na cama, numa agradável sonolência, planejando os afazeres do dia e especulando as probabilidades nos próximos vinte e cinco anos. Com a consciência de quem represento e os raros contratempos que me trarão a vida.
Se estivesse dormindo, que paz de consciência e que perfeita saúde revelaria o sono leve, sem sobressaltos, sem contrações nervosas, murmúrios ou mesmos irregularidades respiratórias.
Se tenho algum tempo para despediçar, por que não vou ao restaurante, como costumo fazê-lo, para sentar-me à mesa, tomar um drink, ouvindo o som de vozes que falam ao mesmo tempo, sendo difícil reconhecer o assunto que tratam, deixando escapar uma frase oportuna, que será o dedo de prosa a ser entabulado.
O crepúsculo vai escurecendo os cantos da sala. As sombras da mobília alta tornam-se mais profundas e mais definidas; depois, espalham-se, perde-se a distinção dos contornos no conjunto escuro do esquecimento que se arrasta sobre os vários objetos e sobre a figura humana sentada entre eles.
Ser-me-á possível imaginar que formidáveis instrumentos são as casas velhas nas mãos do vento! Ruídos estranhos cantam, suspiram, guincham, martelam pesadamente em algum quarto distante; depois, correm pelos corredores, como pisadas, sobem e descem as escadas, num ruge-ruge de sedas farfalhantes. A ninguém apeteceria estar no seu interior, nesses momentos!
O trabalho em que me ocupo tem o encanto de um brinquedo. Como os anjos, nunca me canso, às vezes enfastio-me, não encontrando mais disposição para continuar, noutra ocasião saberei renovar os estilos e modos; os movimentos expandem-se sem esforço em outros minutos e segundos.
É evidente que a raça se degenerara, como muitas outras raças de nobres e vassalos, pela escassez de cuidados para mantê-las puras. Mantenho vivo, vez por outra dis-ponho-me a perscrutar os devaneios e íntimos regozijos, não por prazer, mas para que o mundo não perca tão admirável crepúsculo: os homens olhando-se longa e mutuamente, algo de estranho nas pupilas, dizendo palavras, como para comunicarem suas opiniões sobre o benigno sorriso da original luz do sol e claridade do céu, onde se encontra maravilhoso e profundo conhecimento.
Que instrumento é a voz humana! Como corresponde às emoções da alma. Estas poucas palavras, que se me anunciaram ao espírito os devaneios e íntimos regozijos, têm música misteriosa, melancolia, cujo tom parece jorrar das profundezas do coração, moduladas nas mais simples emoções.
Assimilo alimentos para o espírito através de experiências e vivências que passariam desapercebidas a pessoas em maior contacto com o mundo. Tudo são atividade e transformação para quem passa por novos caminhos, após outros que registrados estão na memória.




Manoel Ferreira Neto.
(30 de janeiro de 2016)


Comentários