**ÊXTASE PERFEITO DOS SONHOS**


Não vos disse ainda, senhores que andais à busca do balanço sereno e meigo de uma música que inspira, ritmo e melodia que enternecem a alma, antes de tudo, a doçura de sentimentos e emoções rebeldes, ternas meiguices do inferno insolente, se, hoje, mais do que nunca, posso aprofundar ainda mais nos sonhos de êxtase perfeito de emoções e sentimentos, neste caminhada rumo ao vazio de todo o silêncio que poeticamente me habita, essa é a minha missão, seguir os caminhos à busca da sublimidade, do rio que segue sereno, sem margens, sem limites, sem pressa, é esse o sentimento que trago em mim quando ouço músicas que me extasiam e mostram o êxtase perfeito dos sonhos.
Quem sabe sejam palavras que ora simplesmente registro nesta folha, longe de estar frente à tela do computador, digitando, mas, aqui, no espírito, seguindo as trilhas de utopias de um dia, qualquer destes anteriores a quaisquer outros que outrora tenha existido e experienciado, a luz de águas límpidas nos mostre os becos e alamedas de nosso amor pela existência, pela vida, nosso amor pelo som que é fonte originária do que nos trans-cende, não nos esquecendo que somente nos sentimos felizes, quando somos capazes de nos transcender, entregando-nos às idéias e silêncios dos homens, esta busca de nossa identidade e nossa originalidade num mundo que tenta nos anular, aniquilar, mas à frente, amigo, sempre a esperança do êxtase perfeito dos sonhos...]
Palavras de um escritor, de um poeta, até de um poeta disfarçado em escritor, ao invés, se pensais vós mais no que lhes apontar a estrela polar, não sei quando nascida no espírito, se bem que desconfio tenham sido à beira de um rio de águas límpidas em Lavrinhas, quando disse a mim o que havia decidido por toda a vida, as letras, estas que me inspiram os caminhos de cavaleiro das trilhas que seguem o rio de águas límpidas...
Sim... Sou quem as escreve, mas são elas que me transcendem, reúnem-se aos ideais de toda a humanidade, ás vezes indicando aos homens estes ou aqueles caminhos, mas são os meus, e nada posso dizer a este respeito, se bem que, agora, considerando os momentos de êxtase perfeito dos sonhos, tenho considerado o aspecto de que a mim fora doado gratuitamente o dom das palavras, e que eu nada mais tenho que fazer do que transforma-las num sonho, em instantes de êxtase perfeito dos sonhos...
Talvez estas poucas palavras que vos dirijo com todas as emoções e sentimentos reunidos no som de silêncios à beira do rio de águas límpidas, esse momento em que sinto a divindade inteira me habitar, e não sou nenhum covarde para dizer que não, sigo-as ao meu modo e estilo, cantando a canção das esperanças num êxtase perfeito dos sonhos.
Talvez quando terminar de estas palavras escrever não tenha o mínimo dito para que venho, quais são as intenções e intuições de vida, realizações pessoais e ao lado de quem amo e a ela dedico a vida, aos meus filhos, distantes, mas no coração presentes a todo instante, este momento em que sinto tudo poderia terminar que nada mais teria a acrescentar, partiria alegre e contente por haver deixado uma obra que reflete um indivíduo à busca do êxtase perfeito dos sonhos...
Ah, leitor, vós não podeis imaginar e intuir, neste momento em que estais a ler estas palavras, a emoção e sentimento que me habitam o espírito, de um modo ou de outro sou capaz de analisar e compreender, nunca me esquecendo de que é necessário sempre retornar às fontes imaginárias de nossos êxtases perfeitos dos sonhos, quando compreendo que a mim fora dado gratuitamente um dom e este deveria ser construído em prol dos sonhos e das utopias que habitam a alma, anteriores a quaisquer outros, e quando somos capazes de abandonar as nossas ideologias e interesses, as letras são da humanidade, são elas que nos educam para o reconhecimento de nossos valores, que nos ensinam os passos, aqueles de “passo a passo cada passo é um passo”, rumo aos êxtases perfeitos dos sonhos...
Talvez vos esteja dirigindo palavras vãs e somente um grande instante de inspiração, dom, liberdade, sabedoria e conhecimento de que sempre retornarei ao rio de águas límpidas, às suas fontes originárias, estas que me dirigiram o caminho, este que sigo em comunhão e paixão pelas palavras, estas me levam passo a passo realizar o milagre de cada passo dado...
Sou poeta, sou um escritor. Sou quem sinto isto mais profundamente e tento mostrar a todos os homens que andam sem rumo ou com tamanha obstinação que outra alternativa não se tem senão que homenagear as atitudes e ações, numa atitude, quem sabe, de solidariedade e compaixão entre todas as raças, entre todos os princípios, entre todas as crenças... Somos cavaleiros da ressurreição, defendemos a nossa memória e a nossa lembrança, esta que Deus não nega em hipótese alguma, esta busca e esta esperança de encontro com as fontes originárias de êxtases perfeitos dos sonhos...
Não vos esqueceis, oh humanos, de que as fontes originárias de todos nós a quem nos foi doado o dom das palavras, das artes, da filosofia, de que este é nosso caminho, que passo a passo tentamos tornar um milagre, aquele que nos transcende por inteiro e nos entrega o espírito e a alma em mão dos humanos, a eles compete negar ou seguir, não sem pensar e considerar as situações de uns e outros, em poucas palavras, tudo necessitando ser reconsiderado e contemplado à luz de êxtases perfeitos dos sonhos...
Em primeira instância, no singular, em segunda, no plural, mas porque hoje compreendo que cada passo dado é que me entrega aos pés aos sentimentos de que trilhei as alamedas e becos, estradas e rodovias de algumas cidades e capitais, mas que aprendi vez por todas que esta é Vida que sonhei, e é por isto que alegre me sinto triste por buscar as fontes originárias do rio sem margens, sem pressa, mas que sigo cada passo e algum dia, quem sabe, possa enfim...



Manoel Ferreira Neto.
(29 de janeiro de 2016)


Comentários