Sonia Gonçalves POETISA CRÍTICA LITERÁRIA E ESCRITORA CRITICA O AFORISMO /**ASES VELAM O PÔQUER**/




Boa noite Manu...
Realmente, eu não me sinto à vontade para fazer esse tipo de escrita,
Você sabe, não me vejo assim como crítica literária de jeito maneira.
Por vários motivos, sendo o mais importante, não sei tecer nenhum texto sob encomenda mesmo sendo para o querido que és.
Até me arrisco a dar umas palpitadas aqui e acolá, mas...
Não me sinto apta de maneira alguma para figurar aqui nessa lista, mas já que estou, darei meu parecer sobre, inda que seja super difícil para mim. Avaliar um texto dessa magnitude requer, um trabalho minucioso, coisa que não me sinto apta mesmo Manu.
@@@
Falar sobre os sentimentos do poeta não é algo fácil , tentar interpretar um texto mais ainda, eu jamais conseguiria fazê-lo, ainda mais sendo o poeta Manoel Ferreira, poeta captador dos universos da poesia, do cotidiano em múltiplas facetas. No que concerne ao texto primoroso, inspirado no desejo da jogada consumada num arrebatamento dos elementos todos citados por este, fértil imaginação eu lhe digo, no sentido mais literato da palavra, nada sei eu sobre o pôquer , mas sei sobre o gerundismo e freudismo do autor.
@@@
Seu contextual é sempre relevante, no quesito poético, eleva-nos às miríades de frotas estelares, o autor detém consigo o poder de filosofar num linguajar maciçamente poetizado e refinada a mente ir buscar num simples jogo de pôquer a inspiração mais rica, usar os naipes dentro de um contexto maravilhoso, destacando-se como sempre numa jogada de mestre, atirando seus quatro ases pelas dialéticas das sobreas palavras, um texto poético ricamente decorado com seu palavreado é bom que se diga.Não posso dizer muito mais, a não ser que tens Luz, para a dissertação, para brincar com as palavras numa ciranda mirabolante...Seu texto falando de uma forma geral é totalmente um gerador de poesias, pois milhares se encontram perdida, camuflada nas entrelinhas.
@@@
Eu poderia ficar aqui falando analiticamente, sobre cada parágrafo, sobre cada um dos itens das rotativas contingências.Só me resta mesmo aplaudir e agradecer por ter sido citada , parabenizo claro a Graça pela arte ilustrativa.Bjos


Sonia Gonçalves
@@@
Compreendo perfeitamente o que diz sobre não se sentir crítica literária, não pensa ser capaz de análise e interpretação críticas de uma obra. Ana Júlia Machado, quando fazia os posts de seus comentários de minha "cositas", considerando-a e reconhecendo-a poetisa, escritora, eram estas suas palavras: "Não sou poetisa, não sou escritora." Continuei insistindo até que ela se conscientizou de sê-lo, e como podemos conferir excelente poetisa e escritora, e tornou-se também crítica literária. Graça Fontis dizia que não voltaria a pintar mais. Insisti. Voltou a pintar, tornou-se ilustradora oficial de minha obra, e hoje é reconhecida e renomada como pintora, escultora, poetisa e escritora. Aconteceu o mesmo com o escritor memorialista curvelano Antônio Nilzo Duarte(Eliete Araujo Duarte), sete livros publicados. Não se considerava escritor memorialista, mas depois de vários artigos sobre a sua obra em tablóides curvelanos, Apresentação, Prefácio de três livros dele, hoje ele se reconhece escritor memorialista. Hoje, Sonia Gonçalves, você pode ainda não ser consciente destes dons e talentos, mas amanhã terá consciência.
@@@
Você é crítica literária ao seu modo, com sua linguagem, seu estilo, sua visão do universo literário, poético. Já criticou inúmeras "cositas" minhas, e tais críticas estão em uma pasta no meu Windows, críticas de grande valor para mim. Ainda vou ouvir de você: "Sou crítica literária sim...".
@@@
"...o autor detém consigo o poder de filosofar num linguajar maciçamente poetizado e refinada a mente ir buscar num simples jogo de pôquer a inspiração mais rica, usar os naipes dentro de um contexto maravilhoso, destacando-se como sempre numa jogada de mestre, atirando seus quatro ases pelas dialéticas das sóbrias palavras, um texto poético ricamente decorado com seu palavreado é bom que se diga.", excerto que retiro de sua crítica para dizer-lhe isto "Só esta passagem já identifica com categoria ser você crítica literária". Graça Fontis acaba de dizer-me isto: "Só isto é uma crítica literária."


Gracias muchas, Soninha Son, pela crítica, amizade e reconhecimento.


#riodejaneiro, 16 de fevereiro de 2020#

Comentários