ESTILO DE EMERGIR DAS PROFUNDEZAS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA AFORÍSTICO



O dia está para além
do mar, das montanhas:
silencioso,
radiante,
esplendoroso,
temperatura alta.
@@@
O instante aboleta-se
Longínquo, para o in-fin-itivo
In-finito dos limites e ab-surdos:
Êxtase, ex-tase,
Estesia,
Miríades de raios de sol
Iluminam os desejos da verdade,
Pureza,
Beleza.
@@@
O limitado constrangimento afigura-se,
às vezes,
por vezes,
ser um bom senso frente à sensibilidade,
ser inteligência diante das sinuosidades da alma,
ser audácia diante da impermanência da existência,
simplesmente renegado
Ou bastardo.
@@@
Já não pode haver qualquer laço de união
com o que estou sendo.
@@@
E o que já fui?
@@@
Filtradas as impurezas do tempo,
adquiro uma cumplicidade
com as forças das decisões,
a firmeza das palavras,
a convicção das metáforas
que ornamentam e arrebicam
a ampulheta das querências subjetivas
do tempo e do ser, do verbo e do intelecto,
uma familiaridade
e simpatia com a franqueza
Creio atribuir isto a algo que defendo
Ser fácil a descida ao inferno,
Das neuroses, no bojo, algibeira, alforje,
Pode-se trazer as chamas
Que urdirão os sonhos estéticos-éticos.
@@@
Conquistar o seio
do amor
com seriedade e verdade,
Primevo preâmbulo
Que iluminará os tempos de
Feituras, composituras do ser quem se é.
@@@
Não me é sabido
imprimir justificativas,
registrar explicações,
Não me é dado
Re-correr à metafísica
Para a verdade do Ser
Id-ent-ificar-se Plena,
Observar com percuciência
O infinito seguindo as águas oceânicas,
Para a Liberdade
Abrir a oceania das utopias solenes.
@@@
A absurda desgraça: a autoflagelação
apresentar-se
nítida
como um estilo
de emergir
das profundezas...
@@@
O sonho é o estilo sensível
e, por excelência,
de as emoções
mostrarem-se
coordenarem-se,
elencarem-se,
processarem-se,
para, no mundo da vigília,
serem realizadas em sintonia
com a identidade, fundo da alma...
@@@
Providas de significação
e significado,
estas palavras tecem a mim
com luxo e requinte,
estas metáforas crochetearem
O meu "eu",
Que joga,
Tripudia,
Blasfema,
Blefa
Com os horizontes pretéritos
E os universos indicativos
Do presente.
@@@
Não consigo deixar de reconhecer: existe,
neste sentimento de liberdade,
qualquer coisa de espontânea,
Inda a ser des-coberta, delineada
No coração das atitudes, gestos.
@@@
Buscando-me,
o encontro é uma perda
de algo,
talvez, imprescindível.
@@@
Perdendo-me,
o encontro é uma atitude
séria.
@@@
Sou eu na emoção
de desejar...
Sou eu na metafísica
de pensar o eu
que se re-faz
na re-fazenda
do eterno,
do imortal,
do amor perene,
das mãos entrelaçadas
no projeto do "nós",
da luz que se sente faíscas de esperanças,
o preâmbulo
do Nada.


#IGUABA GRANDE(RJ), 08 de fevereiro de 2020#

Comentários