#AFORISMO 542/A LOUCURA REFULGE NUM DELÍRIO# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/ARTE ILUSTRATIVA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO CÊNICO


Memórias de prata na garganta. Toca de zinco a solidão inquieta, mar. Recordações de ouro, traçando rumos ausentes, olhar. Zurze à beira - mar, o flexível de ardores.


Cinismo roubando a voragem de ideia. Garganta. Mar. Olhar. Luz de rojo despindo sorrisos. Diamantes na infâmia das ambições. Encharcam olhos de Zéfiro. Memórias de enxofre a julgarem que há um olhar comendo as acácias.


Tomba das mãos o cálice. Memórias de sódio postas à margem de todos os banquetes. Debruçam pálidas em todas as loucuras. Memórias de ferro salvando a humanidade do vaso de tumultos. A fumaça deflora o espaço.


Sete águas descendo as encostas do rio - abaixo as docas, pequenas e devolutas ondas... Sete águas derramam no universo a rebeldia e insolência. Sete águas descendo o dorso das montanhas - embaixo, pedras, montes de terra. Sete águas gotejam - húmus do ingênuo, inocente.


Esquecer o sono, acordando o processar das trevas - a narrativa do tempo nas janelas entreabertas; o repouso, despertando o desenrolar da noite; a história da madrugada no vão de todas as portas; a distância, silenciando gestos incompreensíveis; vácuo cerzindo o solitário, apresentando a perda.


Lembrar-me de a fantasia ser vasta, embora caiba num ponto do silêncio. De haver um lampião na luz, a loucura refulge num delírio. De consagrar uma escultura sem sentença direta, um grito agressivo.


De a boca apreciar certo detalhe do corpo sinuoso. De trocar desatino a beleza que perdura. De cingir a morte, sepultura, do olhar; areio rebocando de por trás do inverso.


(**RIO DE JANEIRO**, 17 DE JANEIRO DE 2018)


Comentários