**SÓ A HISTÓRIA REALIZA A ETERNIDADE DE UMA OBRA LITERÁRIA!** - Manoel Ferreira


25 de novembro de 2016 mais um marco entra na cena literária de Portugal, Barcelos, Braga; mais uma vez registra-se ser este País Berço de Poetas, eternos poetas. Será lançado o segundo livro da Poetisa e Escritora Maria Fernandes, cujo título é OUTONO.
O que tinha de dizer sobre esta obra está feito através de meu Prefácio, convidado de honra para realizá-lo da parte de Maria Fernandes, que, aliás, já havia acontecido em 2014, ocasião de seu primeiro livro OCASO DE MEUS ACASOS.
Extra-prefácio pensava escrever algo não parabenizando particularmente a poetisa portuguesa, dando-lhe os famosos três tapinhas no ombro, elogiando-lhe por obra cujos valores são inestimáveis. Dizer-lhe, contudo, algumas palavras extras.
Não há como escapar à vaidade do poeta, do escritor, aquando lança um livro, seja prosa, seja poesia. Espera ele no lançamento a presença dos amigos, abraços, palavras de incentivo, encômios vários, o local de lançamento abarrotado de pessoas, aplausos e louvores inestimáveis. Vaidade e ilusão, nos lançamentos, sejam eles em quaisquer cidades ou países do mundo, aparecem, como dizemos no Brasil, "gatos pingados", a ilusão do poeta ou escritor cai por terra, advém-lhe tristeza, sente-se negligenciado.
Não são tapinhas nas costas, palavras sensíveis e carinhosas, aplausos num lançamento de livro que fazem o valor de uma obra. Lançamento é apenas uma práxis editorial. Nada mais além disso. Brás Cubas não disse em suas Memórias Póstumas quantas pessoas estiveram presentes no seu sepultamento, mas suas Memórias eternizaram-se, serão lidas por toda eternidade. É o tempo que endossará os valores da obra, o autor se eterniza. Aí sim a Verdade dos valores de uma obra. Já estive em lançamento entupigaitado de pessoas, aplausos e encômios os mais elevadíssimos, no entanto hoje ninguém fala nestes poetas, escritores, ninguém lembra do título da obra.
Só há um segredo para isto: o autor acreditar nos valores de seus livros, saber que no futuro seu nome estará escrito nas Estrelas. Se não aparecer ninguém no lançamento, tanto melhor, ele será realizado ao infinito, aos ventos, ao tempo.
Maria Fernandes, inestimável amiga, largue mão de aplausos, encômios de amigos, presentes no lançamento de seu livro. Agradeça de coração aos que houverem, mas deixe sua obra entregue ao tempo, ele sabe o que fazer, como sempre. Acredite em OCASO DE MEUS ACASOS, OUTONO, continue escrevendo e lançando.
OUTONO, TRAZ NO SEU BOJO, ALGIBEIRA, ALFORJE valores que não aparecem nos poetas, escritores de nossa atualidade, nem mesmo no interdito. Você é realmente Poetisa, Escritora, nasceu artista.
A HISTÓRIA é justa. Acredite nisto.
Lance seu livro, e depois do lançamento, indo embora para casa, olhe as estrelas, a lua, seu nome está nelas escrito, o tempo mostrar-lhe-á para a humanidade inteira presenciar.
Aquele abraço de escritor.



Manoel Ferreira Neto
(*RIO DE JANEIRO*, 25 de novembro de 2016)


Comentários