POETISA E PINTORA Jacyra Gomes COMENTA O TEXTO /**DE ASAS ABERTAS, NO MOVIMENTO DE UM ABRAÇO**/


A vida e a arte sobrepõem a todos no conjunto de tudo que a vida nos presenteia, pelos nossos caminhos, que vamos inspirando no desejo de aprender com os grandes mestres . QUE se sobresaíram em todas as artes! Que com eles aprendeu a alcançar sonho de ser um poeta brilhante !



Jacyra Gomes



**DE ASAS ABERTAS, NO MOVIMENTO DE UM ABRAÇO**



CREIO MESMO QUE, AO ABRIR OS OLHOS NO MUNDO, OLHEI PARA CIMA, CON-TEMPLEI AS ALTURAS. A vida seria nas alturas, sobrevoando mares, abismos, florestas, desertos, picos, colinas, montanhas, re-colhendo e a-colhendo as imagens do universo, dos horizontes, do espaço nas íris dos sonhos e esperanças, utopias, sempre em direção ao In-finito, ao Eterno, sonhando um dia aterrissar no topo de uma montanha, olhar ao redor, alçar outro voo e pousar na terra, andar entre os homens, entre a humanidade, e quem sabe nestas andanças semear a Poesia que fui armazenando na memória, fecundar e abundar o coração das pessoas com os desejos mais profundos da vida e da existência, serem elas a pedra angular das alegrias, felicidades, prazer.
Por longos e longos anos vivi de minhas asas, apesar de os pés estarem trilhando as contingências, a condição humana, mas acreditei irreversivelmente que, ao aterrissar, os pés trilhariam as sendas e veredas do silvestre das florestas, becos sem saída, alamedas, ruas e avenidas.
Vivi nas alturas por longos anos, sonhando poetizar, prosaicizar a vida, realizar o Sonho do Verbo Amar, compartilhar com a Humanidade solitária e carente de outros caminhos o que em mim habita, levar-lhe à consciência de que os Sonhos da Vida Plena não acabaram, estão sempre florescendo a cada alvorecer, a cada amanhecer.
E no exato momento do início do processo do envelhecer, aterrisso na terra, no mundo, hora e instante de andar entre os homens, com os homens, de mãos dadas com a Humanidade.
Apesar de nas alturas, os longos anos de voo legaram-me sensibilidade, subjetividade, criei ilusões, quimeras, sorrelfas, fantasias através das palavras, e como Águia, através do meu olhar, fui crescendo, amadurecendo, agora é andar na praia com as ondas do mar banhando-a.
Poesia, Poema, Prosa fui garatujando. E agora, é chegado o momento de mostrar outras dimensões das Garatujas, de minhas "Coisinhas", o universo de meu pensamento das Artes, da Filosofia, da Estética, o Sonho da Consciência-Estética-Ética através de Ensaios sobre Filósofos, Escritores, Poetas com quem fui aprendendo e assimilando o Uni-verso da Busca e dos Desejos de A Arte e a Vida se confundirem. Hora dos Ensaios Filósoficos, Literários, Poéticos inspirado nos Grandes e Eternos Filósofos, Escritores, Poetas.
De asas abertas, na imagem de um Abraço, caminhando no Mundo, na Terra...



Manoel Ferreira Neto
(*RIO DE JANEIRO*, 23 de novembro de 2016)


Comentários