@SILÊNCIO DE ERVAS DANINHAS@ GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA ====


Vozes, conciliando sentimentos e sonhos,

Compondo sons que sensibilizam os vazios,

Poemando ideias e ideais que evangelizam o nada,

Na graça, mantenho-me sentado,

Quieto, silencioso, não expresso qualquer palavra,

Não pronuncio qualquer silêncio de desejo inter-dito.

Como numa anunciação,

Porém não precedido por quimeras de querubins.

====

Ainda é dia cedo demais para os sons,

Enfeites dourados,

Resta muito deste dia, inédito não haver

Passado rápido, tudo ficando a ver navios,

Não houve tempo de cuidar das cositas,

Muito do dia para compor poema,

Falar sozinho.

====

Na rede, onde me deito

Na varanda, há palmeiras,

Rouxinóis e outros cantores de asinhas frágeis,

Só cantam de puro amor

Até em sonhos ouço-lhes entoando

Os sons da liberdade e consciência.

====

Inda me não fora legada

A dádiva de sentir as chamas, ardências da

Verdadeira loucura,

A própria sabedoria que,

Exausta de descobrir as vergonhas,

Ridículos do mundo,

Tomou a inteligente decisão

De enlouquecer.

====

Há querubins de asinhas tão delicadas,

De olhos atentos nos humanos observam tudo,

Protegem-me, afastando o infortúnio e a tempestade...

===

Por agora que inicializa o entardecer,

Cinco e meia deste dia,

Resta muito dia,

Não para compor poemas,

Sim meditar, refletir, cogitar

O que inúmeras vezes digo à vida:

Não me legar tanto, para que

Não me possa tirar tanto,

Não me possa levar tanto,

Não me possa roubar tanto.

====

Nos anjos

Deposito incólume confiança,

Dou aqui meu testemunho,

Perambulam pelo mundo a fora,

Sem porteiras, cancelas,

Impolutos e de insofismável delicadeza.

====

Poucas vezes que compreendi os outros,

Anjos não existem, são fantasias,

Poucas vezes me compreenderam a mim,

Sentados no divã,

Compreendemo-nos logo,

Saltitamos de prazer e gozo.

Não tenho nenhum confessor,

Conjurador de alma,

Perdoador de pecado...

===

Se o momento da liberdade do espírito,

Desenlaçar-se da matéria,

For exatamente às seis da tarde,

Hora do Angelus,

Tive pouco tempo deste dia

Para entardecer os sentimentos

De o acaso transformar o mal em bem,

Produzindo a floração e maturação

De todas as forças,

Não consentindo o surgimento de ervas daninhas.



#RIO DE JANEIRO(RJ), 04 DE NOVEMBRO DE 2020, 08:50 a.m.#

 

 


Comentários