#BOSQUE DE PERSPECTIVAS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO $$$


Tenho forte e presente sentido

Na passagens nas estradinhas

Do bosque em direção à praia,

A luz perpassando as ondas marítimas ao longe,

Sensações tão cálidas roçagando

Íntimos d´almáticos dos sonhos,

Parece-me tão real a entrega aos mistérios e enigmas

Na andança pelas vias do bosque,

Katharsis das hipocrisias, sublimação das falsidades humanas,

"Potius solus esse sine actu",

Sinto essa passagem são

Aquando a sensibilidade se entrega aos devaneios, desvarios,

Aquando é-me dada a dádiva de senti-los, pensá-los,

Pensar-sentir de suas luzes, sons,

Aprender o que doam para o prosseguimento da jornada,

Que dialéctica da iluminação concebe outros sentires,

Poder inda mais vivenciar a finesse do saber,

Deixando as ondas tocarem os pés,

A face voltada para uma perspectiva do mar, a montanha,

Por vezes sob os raios solares,

Por vezes coberto de neblina,

O entendimento e o mundo aderidos

São a bússola orientando o barco que se deixa ir...

====

Tenho sentido à soleira da caverna em manhãs de neblina ensimesmando, nublando o tempo, sou ninguém, ninguém tão íntimo, tão particular, excetuando uma sombra, de um jeito que me assombra, por vezes me surpreendem as suas formas ad-versas, por vezes me extasiam de suas cores diferenciadas, entre o claro e o escuro, e em nada ec-sisto como a treva fria, gélida.

====

Tenho "e--xis--tido" o que sinto faltar-me,

Uma angústia, uma tristeza, uma nostalgia,

Desconsolação da epiderme da alma, o ser de minha falha,

Que esterco metafísico os propósitos todos,

Que água de cisterna a aguar-lhes continuamente,

Ad-versamente ao sol-pôr do esforço e labuta,

Tornando-me dedicado ao fim para o sentido disto

De "tenho e-xis-tido",

Delicado e gentil para o divino disto

"Sou e-xis-tido de mim" nas contradanças difusas

De reflexos inexistentes que ficam entre mim e eu,

Fim para o que isto me aproximou de si, vadio, sem andar, Macunaíma acelerando o balanço da rede,

Olhos fechados em nada o que pensar,

Posto a um canto

E ido sem que eu no "e--xis--tido" fosse,

Barco, nau sem mar.

#RIO DE JANEIRO(RJ), 14 DE NOVEMBRO DE 2020, 11:58 a.m.#

 

 

Comentários