#ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA Sonia Gonçalves RESPONDE AO MINI ENSAIO AO POSTCARD POÉTICO DE SUA AUTORIA#



Uauuu!!Lembro dessa Manoel Ferreira Neto sua percepção sobre é duma perfeição incrível!Bem isso ramos de nossos pensamentos maduros, imaturos, ramos de nós, devaneios, resumos, presunções.Muito lindo tudo que escreveu uma crítica lírica eu diria, uma poesia estimulante e inspirante!!!Adorei muitooo!!!Grata pelo carinho e interação Manu.Bjos
Sonia Gonçalves
@@@
Trata-se de um crítica de 2018, Soninha Son. Efetivamente, haveria de ser crítica lírica, pois que o poema revela dimensões do Pensamento Epistemológico de Gaston Bachelard, filósofo francês, um dos filósofos quem compreendeu epistemologicamente a sensibilidade lírica da Poesia. Fora fácil tecer o mini-ensaio.
@@@
Vós conheceis-me bem, e sabe que, a obra merecendo reconhecimento, sou o primeiro a fazê-lo, contribuir para a divulgação do poeta/escritor. Há de merecer, sabeis disso. Já reconheci alguns, tornando-se eles conhecidos, alguns tornando-se meus discípulos como disseram publicamente. Tenho prazer em entrelaçar as minhas mãos com eles, seguirmos a jornada. Vós mereceis os meus aplausos pela sua caminhada poética.
Gracias muchas, Soninha Son. Tenho recebido tantos aplausos de vocês as minhas críticas que só tenho a baixar a cabeça como o faz(fazia) Bob Dylan pós os seus shows. Beijos nossos, querida!
Manoel Ferreira Neto
@@@
#A CASA-DO-SER E A UTOPIA DO ESPÍRITO DA VIDA NA POESIA FILOSÓFICA DE Sonia Gonçalves#
Manoel Ferreira Neto: ENSAIO POÉTICO-FILOSÓFICO
@@@
Em princípio, a poetisa Sonia Gonçalves conceitua o que é isto - a casa, conceituação que se re-vela nos primeiros versos, desde "Onde só se dorme e come o fruto" até "De algum tronco venusto". Neste princípio poético de conceituação, pensamos tal conceituação se refira à casa apenas, o lugar de residência do homem, mas um verso ad-verte nossa atenção "É ramo de um pensamento": não nos enveredemos a sentir esta casa como simples moradia do homem. Nesta casa reside o ramo do pensamento. Então, sentimos ser esta casa a "casa-do-ser". Esta casa-do-ser "Casa bem com a floresta": o ser do pensamento, das idéias, dos ideais, dos sonhos, das esperanças, das utopias que no velar e des-velar da natureza a luz da sapiência se engenha, engenhar aqui no sentido de artificiar a "poesia" do ser que habita a floresta, símbolo, signo, metáfora da alma humana que se "aboleta de sonho", "se apoeta de pluma", e engenhando o aboletar de sonho em síntese com o "apoetar de pluma" emerge a Arte, a Poesia, o Ser que são as dimensões transcendentes do Homem - e que ele sendo e estando no mundo busca artificiar para o encontro com o Espirito da Vida. Viver de Sonho e Poesia é o Pro-jecto, habitar esta "casa-do-ser na floresta" é a Utopia da poetisa, a Vida Perfeita. Nossos excelsos cumprimentos, poetisa Sonia Gonçalves, por esta obra-prima da poesia filosófica.
#riodejaneiro, 24 de janeiro de 2020#

Comentários