**QUE PAÍS É ESSE?** - Manoel Ferreira


Sem a raiz não existe a castanheira. Sem Guimarães Rosa não existe Grande Sertão: Veredas. Sem o respeito nada existe. Sem a fonte não existe o rio. Sem as trevas a luz não tem qualquer sentido. Sem a fome não existe a comida. Sem a ponte não existe a travessia. Sem a inspiração não existe a Arte. Sem o caos não existe o cosmos. Sem o fim não existe o início. Sem a morte não existe a vida. Sem o Éden não existe o Hades. Sem corrupção não existe o Estado.
Sem... não existe,,,
Por mais que a Literatura Brasileira seja hoje autônoma, ao longo dos séculos conquistou a sua autonomia, os seus valores no cenário uni-versal e mundial são inestimáveis, é uma Estrela que cintila em todos os universos, ela possui a sua origem, a sua fonte, as suas raízes. As raízes da "Castanheira, Literatura Brasileira" são a Literatura Portuguesa. Como se é possível saber, conhecer algo sem remontar às suas origens? Como se é possível conhecer a Literatura Brasileira no seu eidos, na sua essência, no seu núcleo, sem a Literatura Portuguesa? É vagar, pervagar no vazio.
A Literatura Portuguesa hoje não é mais obrigatória no Ensino e Educação Brasileiros? No terceiro ano de ginásio, estudei as Figuras de Linguagem em Camões, não aqui e ali não, nos Lusíadas inteiro. Um ano de Os Lusíadas. Os colegas estavam dando nós em pinga d´água de tanto tédio. Existia até uma ironia: "Melhor comer coco pelo resto da vida numa ilha deserta do que Figuras de Linguagem n´Os Lusíadas por um ano inteiro". Des-cobri a Estética, a raiz da Literatura, da Poesia. Todos nós hoje somos adultos e quando nos encontramos, lembramos de nossos tempos de estudante, não há quem não diga: "O Ensino era apertado, mas quem sou hoje profissionalmente devo àquele Ensino".
Fosse eu adolescente hoje, estivesse cursando o Ensino Médio, largaria a escola, não estudaria mais, de algum modo me arrumaria na vida. E como os ventos estão soprando, o conhecimento, a cultura estão riscados da vida, ser asno é a grande glória, o poder máximo. Sem a Literatura Portuguesa, recusaria a continuidade de meus estudos.
E a HISTÓRIA PORTUGUESA, vão também tirar do Ensino Brasileiro?
QUE PAÍS É ESSE?



Manoel Ferreira Neto.
(22 de fevereiro de 2016)


Comentários