/**FLORES PARA ACABAR COM A TRISTEZA**/ - Manoel Ferreira


Senhoras, senhoritas, mocinhas, moças, moçoilas, peço-vos as devidas desculpas, compreensões e entendimentos, por estar neste instante a dirigir-vos as palavras, coisa que jamais o fiz, jamais pensara fá-lo-ia.
Há um tempo na vida que a salvação pode estar naquilo que nunca fizemos. Pois este é o momento da minha vida.
Faz muitos dias que não abro a porta de minha casa. O dia inteiro trancafiado. Fui-me acometido de uma tristeza tão imensa que me falta coragem de me expor, sair, estar diante de todos os olhares. Serei objeto de pena, de dó, de piedade - ah, meu Deus, quão difícil é isto? Tenha eu dó de mim, pena de mim frente a esta tristeza! Nesta madrugada, acordei abraçando a tristeza, dizendo-lhe: "Tenho tanto dó de você..."
Então, senhoras, senhoritas, mocinhas, moças, moçoilas, não vou debulhar as contas do terço de minhas dores, sofrimentos com esta tristeza indevassável que me tomou inteiro. Só vos peço uma coisa, sabendo, de antemão a todas as absolutas revezes, que podeis realizar por mim, não vos custareis muito senão nada, em verdade.
Resido na rua dos Desvalidos, 666, no centro da cidade. Rua esta que está sempre muito frequentada, serve de acesso a todos os cantos e recantos do centro comercial. Por ela, vós passais todos os dias.
Peço-vos, encarecidamente, pelo santo amor que nutris por Deus, pelos familiares, pelos amigos, quando passardes por minha rua, deixai uma flor, uma rosa, um bouquet de flores campestres, uma rosa... Com este "mimo", tenho certeza de que logo, logo estarei andando pelas ruas com um sorriso leve e solto no rosto, sentindo-me alegre, feliz.
Compreendo perfeitamente que estais circunspectas, pensando que estranha situação é esta, um homem foi acometido de tristeza profunda, não encontrou outra saída senão pedir às mulheres que lhes enviem flores. O mendigo faminto sai pelas ruas pedindo resto de comida nas casas ou revirando os sacos de lixo para encontrar algo que lhes mate a fome. Estou trancafiado em casa, enviando mensagem às mulheres, pedindo-lhes flores.
Como fazer chegar a vós esta mensagem? Muito simples: de madrugada, altas horas da madrugada, vou afixar no portão de minha residência. Assim, quando passardes, lerão. E já quando voltardes já alguma flor estará sobre a amurada.
Deus vos abençoais, protegeis, amparais em todos os instantes e momentos de vossas vidas. Por cada flor que deixardes para mim, Deus torne realidade um sonho de vós.



Manoel Ferreira Neto.
(10 de fevereiro de 2016)


Comentários