**ACUSAÇÃO DE RECEBIMENTO** - Manoel Ferreira


Temos, minha amada e mucho querida esposa e companheira das Artes, Graça Fontis e eu, a honra e a efusiva alegria e felicidade de acusar aos brasileiros e portugueses o recebimento via correio, lá das queridas terras portuguesas, um exemplar mui carinhosamente autografado em nome do Segundo Livro de Maria Fernandes, OUTONO, cujo prefácio fora produzido por mim. Gracias, Maria, por seu carinho e reconhecimento, por sua amizade sempre fiel e verdadeira.
E é disso que quero falar poucochito que seja! Sejamos desde este início sinceros e verdadeiros. Em primeira instância, o amigo e irmão Júlio di Paula deu-me a mão para me tornar crítico literário no Brasil, publicando dois mini-ensaios sobre dois livros seus, e também prefaciando o seu primeiro livro de poemas em parceria com amigo de seu, de nosso. E, de imediato, a amiga Maria Fernandes não me convidou para fazer prefácio do primeiro livro OCASO DE MEU ACASO, em verdade, intimou-me a fazê-lo. Fi-lo com muito carinho, amizade, crítica literária. Ana Júlia Machado, além de ter também escrito a Apresentação da obra, representou-me, lendo o meu Prefácio, que fora aplaudido de pé pelos queridos portugueses. E agora, no mesmo estilo e linguagem, a intimação de fazer o segundo prefácio de seu segundo livro. Fi-lo.
E não fora apenas uma de-monstração de amizade, tinha eu os méritos e valores para realizá-lo. Sabe ela que na Europa, sendo o contrato com a edição do livro de qualquer modo comercial, o autor assume o compromisso de pagamento da edição, a Editora empreende financeiramente a Edição, responsabilidade plena, mas na Europa não se aceita fácil Prefaciador estrangeiro, se ele não tiver seus méritos, lá tem prefaciadores de finíssimas condições, de excelência.
Isso acontece. Desejamos isto com nossos livros de poesias, romances, contos, este reconhecimento, e sonhamos com a Europa algum dia. Comigo acontece a crítica literária, torno-me crítico, comentando livros de Educação e Psicologia, e outros, e com dois Prefácios da mesma poetisa e escritora Maria Fernandes.
Maria, desde que a conheci, há três anos e quatro meses, sempre fora sincera, leal e fiel. Agradeço de coração o carinho e amizade e dos portugueses por haver entrado nestas terras por merecimento e valores.
O que dizer, além deste orgulho, envaidecido ipsis litteris? É imaginar: "Crítico Literário em Portugal, Europa". Prefaciador de dois livros de poesia da escritora e poetisa Maria Fernandes." A Sagrada Face é o outro. No que tange ao crítico literário, nada mais a dizer que a sinceridade, honestidade, responsabilidade com a interpretação e análise, em todas dimensões desde o inter-dito ao estético, com o autor, desde a criação à linguagem e estilo, e esta é senda, a vereda que percorro como crítico literário. Aí reside o reconhecimento dos portugueses, da autora portuguesa. Meus sinceros, nossos, agradecimentos por estar aí junto de vocês a todos.
Atenciosamente,



Manoel Ferreira Neto e Graça Fontis
(**RIO DE JANEIRO**, 15 de dezembro de 2016)


Comentários