**QUESTIONANDO O IMPOSSÍVEL** - TÍTULO E ESCULTURA: Graça Fontis/AFORISMO: Manoel Ferreira Neto


Senhores, não vos direi qual é minha idéia, a nenhum preço. Perguntar-vos-ei, pelo contrário, qual é o vosso próprio ponto de vista – não o meu, porque amo talvez mil vezes mais a humanidade que vós todos juntos! – dizei-me – e estais obrigados a responder-me imediatamente, estais obrigados a isso porque rides -, dizei-me pois: que tendes a oferecer-me para que vos siga? Dizei-me, como me provareis que será melhor usar o vosso sistema? Que fareis do protesto de minha individualidade, contra vossa caserna, os alojamentos em comum, o “estritamente necessário”, o ateísmo e a comunidade de mulheres sem filhos? – Eis a que chegareis afinal, bem o sei. E em troca de tudo isso, dessa ínfima porção de interesse médio que a vossa racionalidade me oferecerá, em troca de um pedaço de pão e de um pouco de calor, tomareis toda a minha animalidade! Esperai um pouco! Arrebatam-vos a mulher; conseguireis domesticar o homem a ponto de impedir-lhe que mate seu rival? Dir-me-eis que, naquele momento, ter-me-ei tornado eu mesmo mais razoável; mas que pensará a mulher de um marido tão razoável, se se respeita a si mesmo ainda que seja um tantinho; confessai que isso é contra a natureza. Não tendes vergonha?
Servir aos homens, aos indivíduos, à humanidade não apenas significa o próprio homem desfrutar da felicidade, harmonia, paz, mas também auxiliar e contribuir com as outras pessoas, seres humanos, a terem mais felicidade. A felicidade não é fácil.
Amigo, amar os homens como eles são é quase impossível. E, no entanto, é necessário. Por isso deveis fazer-lhes bem, refreando vossos sentimentos, tapando o nariz e fechando os olhos (essa derradeira condição é indispensável). Suportai o mal que eles vos fazeis, sem querer-lhes mal por isso, se possível, lembrando-vos de que sois homem também. Naturalmente, tendes o direito de ser severo com eles, se vos fostes dado ser, um pouco que seja, mais inteligente que a média. Os homens são naturalmente baixos e gostam de amar por medo; não vos deixeis prender a esse amor e não deixeis de despreza-los. Em alguma parte, no Corão, Alá ordena a seu profeta que olhasse os recalcitrantes como camundongos, que lhes faça bem e siga seu caminho. É um pouco orgulhoso, mas é justo.



(*RIO DE JANEIRO*, 08 de dezembro de 2016)


Comentários