**O DIABO NÃO É COMO SE LHE PINTA** - Manoel Ferreira


Muitas vezes o diabo não é como se lhe pinta.
Cardiopata que sou qualquer caminhada que faço é cansativa, quanto mais havendo subida. Tenho de parar, descansar, para continuar a trajetória até o destino estabelecido.
Faz mês e meio que resido no Rio de Janeiro, na Ilha de São Gonçalo, reduto de pescadores. Vim para viver com a minha namorada Graça Fontis.
Pela manhã, dirijo-me ao mercadinho, à padaria para comprar pão, cigarros e outras cositas mais. Há um botequim de esquina onde se reúnem os traficantes, os bandidos. Quando passo, cumprimentam-me: "Bom dia, senhor". Respondo: "Bom dia, camaradas... Tudo bem com vocês". Sigo o meu trajeto. Comento com Graça: "Engraçado isto de bandidos me cumprimentarem. Portam armas, mini metralhadoras, fuzis". Nunca me ofereceram drogas.
Como supra relatei: cardiopata que sou qualquer caminhada que faço é cansativa. Há dois dias senti-me cansado, indo à padaria. Encostei-me num carro que estava estacionado frente a este botequim para recuperar o fôlego. Jovem, aproximadamente vinte e poucos anos, portando uma mini metralhadora, aproximou-se de mim: "Senhor, está passando mal?", "Não, camarada. Só recuperando o fôlego". "Se estiver passando mal, este carro é meu. Posso levá-lo ao hospital". "Muitíssimo agradecido, camarada, mas estou bem. Se algum precisar de ajuda, sei a quem recorrer." Saiu, dando um sorriso: "Quando quiser tomar uma cerva, venha tomar conosco".
Bandido é bandido. Não tem o mínimo de sensibilidade. Matam pelo prazer de ver o sangue correr. Rio de Janeiro é uma sociedade violenta, todos estão sujeitos á violência. A violência não está centrada somente no Rio de Janeiro, está no Brasil inteiro, no mundo inteiro.
Aprendi uma lição quando residi em São Paulo. Viver a minha vida. Assaltado, nunca reagir. Entregar o que os bandidos querem. Nunca fui agredido por bandidos, nunca sofri qualquer assalto.
No dia a dia, convivo com traficantes, bandidos, portando armas, ando no meio deles, mas sempre mantenho a minha postura, conduta, calado. Se me cumprimentam, respondo com finesse, com educação, não negligencio por ser traficante, por ser bandido. É o mesmo que passar perto de uma cobra: se ela não sentir ameaçada, não ataca. O mesmo com os bandidos, se não lhes incomodar, se não demonstrar preconceito, discriminação, nada fazem. Aliás, comentei isso com o filho de Graça, dizendo-me ele: "Não incomodam ninguém. Basta que não lhes ameace ou se sintam ameaçados".



Manoel Ferreira Neto
(19 de novembro de 2016)


Comentários

  1. Meu amigo Manuel Ferreira,sou um manso observador,te dou meus elogios pelo seu jeito de ser!Observe como sou nessa descrição:

    " OSSO DURO "

    Meu camarada,estou na jogada,para enfrentar o que der e vier
    minhas idéias sempre são bem sucedidas,não tenho medo de viver a vida
    de apresentar como ela é.

    Meu camarada,com meus pés na estrada,aos poucos ando pra valer
    se for preciso ultrapasso o muro,saiba que sou osso duro
    que é difícil de roer.

    Meu camarada,a vida é como uma pousada,aonde podemos ficar,todo fim de semana
    tomando Sol respirando ar puro,curtindo em Porto Seguro
    com uma mulher bacana.

    Meu camarada,responda minha xarada,é fácil entender o que te pergunto:
    tu podes crê,não fujo do que digo,eu posso contar contigo?
    pra resolver qualquer assunto!...Fim

    ResponderExcluir
  2. Amigo Mamoel adorei curtir a beleza do seu álbum,obrigado pela sua gratidão!
    Abraço!...

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo e companheiro Manoel Ferreira,obrigado pelo espaço em seu blogs que sedeu-me!Eu postei o meu por isso fiz uma tranferência,mas conservarei comigo a sua imagem com a postura da sua beleza!Envio-te meu abraço!...

    ResponderExcluir
  4. Um gesto de simplicidade,composto de gratidão no meio da sosiedade,um brilho da imensidão sinto trazer me verdadeira amizade,deixando feliz o meu coração!...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite meu estimado velhinho,desculpe-me pela intransigência de ficar cruzando em tu caminho!
    Pra mim a tua porta fechou deixando-me abalado e sozinho mas saiba que em mim ficou a lembrança de um passarinho que um dia me enfeitiçou,com a generosidade de gratidão,grandeza e carinho!
    Saiba que de onde estou,a minha estrada sempre será o teu ninho!...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meu querido Manuel Ferreira,eu te sinto comigo em cada segundo,eu aqui contigo estarei o resto dessa vida inteira e até no outro mundo
    o que te o mito não é bombeira
    é que tu és meu desejo profundo!...

    ResponderExcluir
  7. Meu querido ídolo "MANOEL",admiro teu papel!Por mais que comigo tu sejas cruel
    nesse mundo não vejo nada impossível,ando sou manso e não me canso,mesmo
    estando distante,tenho um espírito de gigante,para mim te sinto perto,relembre
    a antiga canção do Rei Roberto:"EU SOU TERRÍVEL"!Tu moras em meu coração!
    Obrigado pela tua atenção!...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meu inesquecível
    Manuel Ferreira,saiba que
    eu estarei contigo a vida
    inteira.Lamento a tua atitude
    de se tornar restrito perante
    meu grupo! Entendo que em
    comparação a título sou um
    rude,mas não compreendo
    o fato de por ti me deixar
    completamente afastado
    da possibilidade te ter
    um contato mais frequentes
    na realidade sou um simples
    eleitor que vagueia em busca
    de boas amizades com pessoas do teu tipo que costumo trocar idéias e conservar um tipo de amizade
    segura com pessoas que são
    experientes por serem maduras.Até hoje não consigo
    acreditar em que tanto te ofendi de forma que de repente se extinguiu,só irei
    me conformar se tu tiveres
    o bom senso usando a gratidão pra responder-me
    o fato de teres tomado essa
    cruel decisão.
    Abraço do teu fã:SIMIÃO!...

    ResponderExcluir
  9. Eu só sinto alegria se obtenho te comigo em cada dia!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário