#A PARTIDA# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: TEXTO



As interessâncias da vida são em verdade mui interessantes. Há o tempo para chegar, há o tempo para partir. Entre o da chegada e o da partida, muitas coisas acontecem, deixam seus passos e traços, deixam suas lembranças e recordações, deixam as experiências, ou nada deixam.

A magia. O vento sopra, leva-nos para outros lugares, outras estâncias, outros sítios. Imaginariamente, deixamo-nos ser levados pelo sopro do vento, sonhamos, idealizamos, projetamos. In-vestigamos, avaliamos o que nos diz a alma, o que nos diz o coração. E seguimos o sopro do vento: outros uni-versos, outros horizontes, outras perspectivas, outros ideais, outras esperanças. A vida outra espera-nos, e ela só diz o lugar em que está nos esperando, quando já estamos maduros para as novas vivências, para o que esperávamos realizar.

Assim retornei à minha terra-natal, Curvelo, em julho de 2014, após o fim de um casamento de treze anos. Talvez não mais partisse, aqui encerraria a vida. Sou sonhador, nada me tira isso. Sonhei com outra vida, outras situações e circunstâncias. Deixei-me levar pelos sonhos, pelas esperanças, quem sabe um dia a luz se me revelasse, colocasse a mochila nas costas, partisse, entregue in totum a nova vida de realizações e conquistas.

A luz se revelou distante. Olhei-a com os linces dos olhos. Investiguei-a, avaliei-a, analisei-a. O amor cantou de galo nos interstícios da alma e do coração. Tempo de pensar, cogitar.
E hoje, 01 de julho de 2016, ponho a mochila nas costas, tempo de partir, ir encontrar-me com a vida, realizá-la, conquistá-la. E realizá-la, conquistá-la à luz do Amor, a vida com o famosíssimo "V" maiúsculo.

Parto hoje para o Rio de Janeiro. Realizar o Amor e a Vida ao lado de Graça Fontis. A minha derradeira viagem à busca da Luz, da Vida, após tantas outras. Sempre acreditei que a "existência" tarda, mas não falta. Só à beira dos 60 anos ela se me revela nítida e transparente. E vou com todo o orgulho da raça, da estirpe, da laia sentar-me à cadeira do Olimpo da Existência de mãos dadas com a Graça. Como nós os sertanejos do Sertão das Minas Gerais dizemos: "Segura, peão, que estou chegando com todos os impetos, com todas as garras..." Juntos, Graça Fontis e eu, não deixaremos verbos sem conjugar em todos os tempos.
gr
Como dizemos ambos: "A mulher e o homem, a pintora e o escritor nas estradas da Vida..."

Manoel Ferreira Neto.
(01 de julho de 2016)

Comentários