PARTÍCIPE DO CREPUSCULO DO AQUÉM GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA @@@@


Estou tão amplo, tão aberto, tão pleno

Explicar-me, justificar-me,

Seria de egrégio valor?

Sou cônscio, sou coerente

Meu cântico de existir no mundo

É profundo,

Mais profundo ainda é o fosso

Das dúvidas, medos, inseguranças

De verdades que desconheço.

Amaria sabê-las com precisão,

Perguntas artifício, respostas não as tenho.

@@@

Há melodia de amor

E eu nada posso senão nascer,

Des-cobrir o que é ser nascido

E estar disponível para as contingências

Até compor a lírica da verdade Amor.

Em todas as suas dimensões

Estou tão completo, tão imortal,

Tão eterno,

Na completude de mim,

Busco, por vezes, os vazios incolores,

Gélidos, frios,

Para contrastarem com as múltiplas solidões,

Dar-lhes substância,

Consistência, percuciência.

Arrimo a brilhança da lua,

Assino com todo esmero

Na Estrela Vésper

A única razão de meu existir:

Encantar-me com a utopia de verbos

Que revelam os tempos de minh´alma,

Regenciam as raízes das diretrizes, ideais,

Gerenciam desejos profusos do Ser.

Arrimo na placa do Mercadinho da esquina

A categoria dos bons ventos

Que sopram de leste e oeste

As metafísicas da liberdade e saber,

Metáforas da fé e esperança,

Coragem de sonhar.

Tudo atrás do ser,

Tudo atrás do pensamento e idéias,

Tudo atrás das intuições, percepções,

Inspirações.

@@@

Inestimável o interdito da palavra

Que anuncia, enuncia

No ser do verbo de ampliar a Inspiração

Aos limites de arribas,

Quando as estrelas velam

Sentimentos, emoções a evangelizarem a alma,

Torná-la vernáculo de estesias, êxtases

Das perenitudes do além,

Partícipe do crepúsculo de aquém,

Alibi da coruja que canta solitária

Na galha da Árvore Proibida,

A sabedoria do Eterno, saber do Perpétuo,

Cúmplice da águia que esvoaça

No espaço a omnisciência

Das imortal-itudes,

A omnipresença das verb-itudes

Da memória e do esquecimento.

@@@

Se tudo isto ec-siste

Então, eu sou,

Sou-me.

RIO DE JANEIRO(RJ), 18 DE MARÇO DE 2021, 18:55 a.m.

 


Comentários