*O NADA E A ARTE LITERÁRIA - XI PARTE - **EU POÉTICO* E POETA** - Manoel Ferreira


Traçar um paralelo entre o EU POÉTICO, metafísico, transcendente, e o poeta, o “escrevinhador” de poesias:
O EU POÉTICO insurge de dentro do poeta, interstícios os mais abismáticos da alma, nem imaginariamente não sente, o in-audito, o desconhecido, a intuição, percepção, inspiração como seres espirituais, divinizados, em cujo Universo passeia entre as figuras de linguagem, traçando o seu caminho no Espaço-tempo.
Neste sentido, para demonstração, escolhemos um excerto: “Seria que pudesse o "nada", após o efêmero das quimeras, ilusões, fantasias, sorrelfas da estética, da beleza esvaecerem-se nele, o "eu poético" nadificado, encontrando no vir-a-ser alguma pers de esperança do verbo poiético, entregando-se e superando-se da ausência da eidética sine qua non da sensibilidade?”
A partir do questionamento acima, inicializa-se o discorrer, ao longo do texto, sobre a Não Existência do Nada, traçando a inquestionável trajetória porque passeia o EU POÉTICO no cosmos do universo. nesta viagem re-colhendo e a-colhendo das paisagens, rumo ao in-finito, o espírito delas, sente a Não Existência do Nada, o poeta-escrevinhador transpira conhecimento , entregando sua alma ao “EU POÉTICO”, fazendo, assim, cintilarem os poemas como estrelas no Uni-verso, cintilando no universo em uníssomo.
Descolando e descolando o poeta do “EU POÉTICO”, mister trabalhar a imagística dessa dança de versos entre os elementos poéticos.: ”... o efêmero no nada, resta o In-finito, em princípio mero idílio no horizonte distante, longínquo, luz ínfima de pectivas para outros sonhos e esperanças, nele habitando o verbo da éresis do "eu poético",
Instantes do estar no NADA, caminhar ao INFINITO, transcender à própria alma, buscar um ponto para plainar...
Mas, o vôo é continuo. O NADA é um estado da alma que transita no ir e vir, feito de part-ículas de instantes que se juntam na construção da Eternidade, tornando-a Sagrada, divinizando-a no SER!
O NADA é um instante do SER; O TUDO é o fascínio que a Eternidade exerce sobre ELE.
Cito o grande poeta, escritor, ensaísta, GUIMARÃES ROSA: "Vida é coisa que o tempo remenda, depois rasga.”
É na força criativa do poeta que se afirma a identidade do “EU POÉTICO”:
“O poeta é um fingidor:
Finge tão completamente
Que chega a sentir que é dor,
A dor que deveras sente” (Fernando Pessoa) .



Para encerrar esta resenha literária e poética, o paralelo entre o EU POÉTICO, cito outro grande escritor: “Cada um tem duas margens: uma em cada lado do tempo” ( Mia Couto)



Manoel Ferreira Neto
(*RIO DE JANEIRO*, 15 de outubro de 2016)


Comentários