BO-TEKO DE POESIAS(BLOG) - 50.000 VISUALIZAÇÕES - Manoel Ferreira



Essencial o rumo na vida. Na trajetória deste rumo que decidimos per-cursar, há mãos que se estendem para a contribuição da realização, do sentimento real da Vida. Definições de "O que é isto - a Amizade" existem inestimáveis, mas a Amizade é aquela que abrem janelas e portas abertas do infinito para a concepção, geração dos rumos.
Por longos e longos anos, estive preso, algemado, acorrentado aos júbilos, encômios, idolatrando um intelectual, era Deus no céu, ele na terra, quem sabia de tudo, quem tinha a última palavra do "conhecimento", simplesmente com o pensamento "Já que não posso, não tenho capacidades para realizar a minha intelectualidade, os sonhos em mim trago dentro, idolatro, endeuso."
Mesmo "inda que tardia", a consciência se pres-ent-ifica, é hora do afastamento da idolatria, endeusamento, seguir os próprios passos. Idolatria jamais contribuiu com qualquer coisa, ao contrário destrói, aniquila as possibilidades, probabilidades de encontro, de realização. É necessário destituir os heróis, os idolos, se se pretende chegar a algum destino. Cor-agem jamais me faltou: acenei as duas mãos de "adeus" a este intelectual, incólume e insofismável afastamento. Vivesse ele o seu mundo, vivesse eu o meu, sem mais qualquer contato.
Aliás, dizia este intelectual: "Não será lido e reconhecido, devido à sua erudição, linguagem e estilo herméticos, prolixos". Passo a passo, empreendi-me nas publicações de minhas "coisinhas" no Facebook, conseguindo "curtições", "comentários", sentindo profundo que chegaria a algum lugar, concretizar as esperanças de escritor. Tinha de riscar, apagar, aniquilar, extinguir todos os pensamentos, idéias do intelectual, suas teorias, visões-de-mundo, visões-da-arte e da filosofia, embrenhar-me em mim próprio, ser eu, ter a minha própria visão. Poucochito a poucochito, fui traçando os meus caminhos, diretrizes, sendas e veredas.
Percorridos caminhos, caminhos de angústia, desesperos, enterrado até a cabeça no projeto de minha própria Arte, duas mãos se estendem, pres-ent-ificam, mãos de Amiga, não apenas de uma Amizade sentida por mim, mas de um reconhecimento inestimável. As mãos de Soninha Son, Sonia Son Dos Poem Gonçalves, se fizeram presentes no sentido de pres-ent-ear-me com um Blog, o modo de divulgação mais eficiente virtualmente. Lembram-me até as palavras de minha Amiga: "Entregue-se de coração e espírito ao seu Blog. Empreenda-se totalmente".
Criar, criar, criar, buscar o Ser, querer o Eterno era o rumo a ser estabelecido. Responsabilidade comigo próprio, e responsabilidade que não tem fim, responsabilidade com a eidética do escritor: "Suas letras serem pedras angulares para outros questionamentos da Vida e dos Sonhos".
Somam hoje quase 4.000(quatro mil) "coisinhas" publicadas no Blog, alimentando-lhe com três, quatro por dia, supremo desejo do reconhecimento, da eternidade.
Dia 24 de novembro de 2016 faz um ano que Soninha Son presenteou-me com BO-TEKO DE POESIAS(BLOG). E hoje, quarenta dias antes do aniversário, deparo-me com muitas alegrias, felicidade, contentamento com a concretização de quase 50.000(cinquenta mil) visualizações, em verdade 49.359(quarenta e nove mil, trezentos e cinquenta e nove). Ano de existência é pouco para atingir este nível, não é coisa simples. A própria Soninha Son, Sonia Son Dos Poem Gonçalves, numa conversa nossa anteontem, dissera-me que isto é inédito. Tantas visualizações só tem um sentido inconteste: tenho valores, dons e talentos, estou construindo uma obra, estou criando uma filosofia, estou sendo eu mesmo. O que são as coisas? Não fosse deixar de jubilar, endeusar, encomiar o intelectual, para mim símbolo máximo da intelectualidade, seguir os meus próprios caminhos, tenho consciência plena de que em hipótese alguma não estaria pisado neste degrau de minha vida. Havia de afastar-me dele, separar-me dele categoricamente, caso contrário com o sentimento de inferioridade diante dele. Jung superou Freud quando deste se separou, seguiu seus rumos próprios, particulares, singulares.
Coloco Soninha Son no topo deste Olimpo, porque fora ela quem me presentou o Blog, mas todos os Amigos, Críticos e Comentadores aqui estão presentes solenemente, agradeço-lhes a todos o reconhecimento, amizade, carinho - mais uma vez a realidade está revelada: só se é escritor, poeta, se for reconhecido pelos leitores, amigos. Dizer-se escritor, orgulhar-se, envaidecer-se não significa coisa alguma, o que é escrito desmente ipsis litteris.
O escritor que desejo ser está em processo, na sua estrada, sonha, tem esperança. Mas com o reconhecimento de tantos Amigos sei para onde estou indo. Dissera antes sobre a responsabilidade comigo próprio: agora, a cada passo, tenho de superar-me, ir além de mim, custando o que custar. Estou mais do que pronto para a continuidade desta jornada.
Soninha Son, Amigos tão queridos e estimados, só uma palavra: "Muchas gracias por tudo!..."
Abraços carinhosos a todos!




Manoel Ferreira Neto.
(12 de outubro de 2016)



Comentários

  1. adorei e respeito todo os tipos de professores. principal mente os poetas , que te a alma sensíveis, são admiradores da natureza e apaixonados por uma mulher . estas que Deus colocou no mundo para povoar a terra, sem elas só existirias Adão, e a terra seria um vasto deserto sem vida humana,

    ResponderExcluir

Postar um comentário