#PERAÍ, AMIGO... NÃO TÔ COM PRESSA!# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA SATÍRICA




Vós não tendes a mínima noção do que seja isto de "... nada na contramão dos átimos de elucubrações vazias", como estais a dizer-me nesta missiva e gostaríeis que vos desse uma "dica" de seu sentido, o que quero dizer com isto. Bem, quanto a isto de querer eu algo dizer com esta idéia ou chame eu como melhor aprouve, digo-vos não sou quem o diz e sim você. Agora, quanto à dica que vós me pedis sobre com toda a diplomacia e diria até com arrogância diplomática, perquire rogando pela minha verdade.

Surgiu-me por encanto ou inesperadamente, melhor me expressando, inesperadamente surgiu o encanto; em verdade não me diz qualquer alçada como aconteceu ou como deveria haver acontecido, estou habituado com estes momentos, aprecio-lhes por me fazer sentir mais profundo as coisas do mundo e da ec-sistência. Não vos diria ser impossível fazê-lo, teria de espremer os miolos, retirar alguma gotas de inteligência, perspicácia, até arrancar de dentro, da inconsciência, intimidade, visão-de-mundo, a descrição pormenorizada do processo até a frase límpida e cristalina. Digo-me apenas tratar-se ou de fluxo de pensamento, o vulcão entrou em erupção, quando não é frase única, mas é envolvida noutras dimensões, sim ideias vindas do nada ou envio inconsciente de algo a ser pensado, avaliado, in-vestigado constituindo inestimável tesouro para o entendimento das idéias que me povoam, podendo garantir-vos sem quaisquer titubeios vem dos átimos de elucubrações vazias, não estava nem imaginariamente pensando na coisa.

Ah, amigo, tento nestes instantes de agora mostrar-vos o que acontece no quotidiano das coisas. A senhora diz sempre disto de ficar em silêncio inestimável, enquanto outras pessoas conversam, entrar no assunto, daí aquele bate-papo agradável, gentil. Há pormenor interessante! Pensastes vós nalgum instante se fosse eu conversar neste nível, pensando o que digo e dizendo o que penso e como o faço, estando no Rio de Janeiro, onde as palavras se misturam de tão rápida é a fala, trombam-se na boca de quem fala, não teriam as pessoas paciência para me ouvirem; ela mesma já disse isto, noutras palavras e dentro de outros sentidos, as intenções íntimas. Disse que já teria ficado louca se eu conversasse como escrevo, teria dado pitis daqueles, não aguentaria o rojão, mas em verdade, por ser mineiro, converso quase parando. Havendo outra razão sou bastante para ficar gastando palavras á-toa, jogando-as fora. Distancio-me completamente do que está sendo falado, se me indagarem o que estou pensando da conversa, nada saberia dizer, quem o disse, ao menos. Isto sem dizer que por vezes dissera ela sobre estar ou ter estado olhando muito para uma mulher, mas em verdade nem sabia que mulher havia sido olhada por mim, estava no meu silêncio, conversando comigo próprio, como não, se isto é o pensamento?

Agora, para finalizar isto de ""... nada na contramão dos átimos de elucubrações vazias", que me surgira no quotidiano das coisas e dos objetos, dos homens, são átimos de elucubrações vazias, isto me fascina, extasia, e sei lá a razão e as circunstâncias, o intelecto e as situações, as "picuinhas" da escritura, são coisas mui íntimas para expor aos gênios e celebridades, converso comigo, penso, e como fazê-lo se o caminho ser este das elucubrações vazias, obviamente que nesta contramão de elucubrações vazias é que...

Ah, amigo, nem sei se vos digo ser eu um poço de mistérios nas mãos do nada, de antemão às revezes, ou ser um desvairado, isto no que concerne ao pensamento que é, não haver dúvida, é um diálogo contínuo no que tange à vida, as coisas, os objetos e os homens, então o que justificaria dizer tudo isto e não haver revelado, a intuição sui generis haverem sido os átimos das elucubrações a chave de entendimento, compreensão deste silêncio, pois que nós dois mesmos, sentados em restaurantes tagarelamos à beça, mas sem isto de pré-ocupação de terminar a fala, ter outra a dizer de imediato, além de o tempo ser exíguo, haverem coisas a ser realizadas o mais rápido possível e impossível.

Creio que vós agora sabeis entender "... nada na contramão dos átimos de elucubrações vazias" se me a-nunciou, convidando-lhe a vir passar alguns dias em minha residência, com aquele intuito de jogar palavra fora.

#RIODEJANEIRO#, 18 DE MAIO DE 2019#

Comentários