Graça Fontis, ARTISTA-PLÁSTICA E POETISA, COMENTA O POEMA /**CONJUGADO DE VERBOS DO VENTO**/


Aqui vejo a excelência da não estagnação da mente. ..ao mesmo tempo em que seu coração permanece o mesmo...a alma verte lágrimas na solidão. ..os pensamentos fluem rumo a novos e grandes projetos à busca de emoções inéditas e inimagináveis. Numa semântica esboçada no seu estilo peculiar, faz súplicas que transcendem o consciente desvelando o inconsciente como se ali estivesse a chave de mistérios e revelações arquivadas pelo Eterno...Infinito...para intrepidamente e num ritmo continuo dançaria sua efêmera existência através do vento...tempo...em plenitude tornando-se Verbo.Bela inspiração Poeta!Prbns.sempre...



Graça Fontis



**CONJUGADO DE VERBOS DO VENTO**



Meu coração permanece o mesmo
Minha alma começa a verter lágrimas
A luz branca de sonhos pretéritos incide nos verbos da solidão
Pensamentos introspectivos, circunspectos fluem livres
Habitando-lhes os interstícios recônditos de futurais projetos
Palavras dis-persas, ad-versas, contro-versas
Fantasiando êxtases, volúpias, prazeres de outras fin-itivas
Linguísticas, semânticas, estilísticas, imagísticas
Over and over again
O coração permanece o mesmo
Minha alma começa a verter lágrimas
Clamo o nome de sentimentos inauditos, emoções desconhecidas
Que des-velem, des-vendam a inconsciência do Eros
Eros-trato com singela acuidade as a-nunciações
Do que trans-cende o instante-limite dos éritos,
Con-tingências do que me fora, do que me é
Eros-trato com terna dedicação as re-velações
Do que trans-eleva as facticidades do efêmero
Reivindico a id-{ent}-idade dos idílios ininteligíveis
Nos rituais místicos do eterno que templa de efígies misteriosas
As lâminas de raios numinosos que preconcebem o além
Silencio-me, silencio as regências das idéias
Nada digo, nada expresso, jogo com palavras
O que me falha, o que me falta
Over and over agaian
O coração permanece o mesmo
Minha alma começa a verter lágrimas
Volúveis percepções de múltiplas faces perpassando o âmago
Efêmeras intuições de características subjetivas do absoluto
Que re-flete a in-verdade re-vestida de iríasis pretéritas do eterno
Elencando miríades de esperanças para crochetear o tempo
Com os élans dos solitários verbos defectivos
Fugazes inspirações de imagos espirituais
Solsticiando de sons ritmados, melodiados, os pálidos crepúsculos
De nuvens azuis deslizando no espaço celestial,
Nuvens brancas de imagens inconcebíveis, emolduradas
No in-fin-itivo universal das fin-itudes verbais e mitológicas
Over and over again
O coração permanece o mesmo
Minha alma começa a verter lágrimas
Verte lágrimas subjuntivas de pretéritos solipsistas
Carregados de eros bluéticos que instigam gozos insofismáveis
Verte lágrimas gerundiais de mais-que-perfeitos tabus egocêntricos
Plen-ificados de psicanálise metafísicas das pontes partidas
Sob as águas invernalmente frias e gélidas sarapalhadas
Com leveza de neblina trans-lúdica, lágrimas no vento
Verte lágrimas de particípios que con-vergem angústias e nostalgias
E projetam, sob disfarces, distúrbios psíquicos, tramóias,
Regências e concordâncias do espírito da vida
Que sobrevoa vales, montanhas, mares,
Soleiras de choupanas florestais à busca de eidéticas poiéticas
Que versem, re-versem, in-versem, con-versem, ver-sifiquem,
Re-versifiquem o "se" condicional de
Se isto não é Blues,
Se isto não e música da alma,
Se isto não é ritmo e melodia de pedras angulares
De dores e sofrimentos
Que desejam a perfeição do Ser, conjugado de verbos do Vento...



Manoel Ferreira Neto.
(Rio de Janeiro, 28 de julho de 2016)


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. " UM PASSARINHO "

    Ainda me lembro o tempo da minha juventude,um dia decidi tomar tal atitude,errei como qualquer outro erra,isso só percebi
    depois que deixei minha terra.Que nem um passarinho,vivendo em um viveiro eu me via,queria voar mas eu não podia,sonhava
    acordado indo embora,mas tive que esperar,pois ainda não era hora.(Ref.)Como falar para meus pais?Que ali ficar pra mim não dava mais,me despus então falei,eles choraram e eu também chorei,depois parti mas me marcou,a saudade de tudo que ficou,muito sofri mas suportei,lamento ter errado como errei,não era pra eu ter deixado,a minha terra mas deixei!Fim.

    ResponderExcluir
  6. " INTUIÇÃO(JOGO DA VIDA) "

    Você pode até não acreditar,mas é verdade,o que vou te dizer:foi assim que senti quando te vi,antes de te conhecer.
    A você me dediquei te entreguei,o meu coração,mas por dentro o remorco de uma intuição dizia,que você ia,me deixar
    na solidão.(Ref.)Eu tinha que me comportar,me reforçar e ser mais seguro,manter em segredo o que me alertava
    não ter medo do futuro.O tempo passou e pôde me fazer,entender o fogo da ansiedade,que na vida há jogo e para
    viver,precisa ter a felicidade.Fim (caso real)!

    ResponderExcluir
  7. " IRMÃO "

    Irmão,você não sabe o que estou sentindo,tento esquecer mas não consigo,irmão,queria ver você sempre sorrindo
    você pra mim é mais que um amigo.Irmão,os fatos dessa vida nos anseia,eu morro pelo sangue destas veias,você
    sabe muito bem,irmão,enquanto agente anda pelas ruas,relembre que a vida continua,muita fé na luta agente tem.
    Irmão,passou o nosso tempo de menino,hoje só nos resta uma lembrança,irmão,não posso controlar o meu destino
    no fundo ainda me sinto uma criança,irmão,existe um poder nos domina,vivendo cada um tem sua sina,um mistério
    muito além,irmão,enquanto agente anda pelas ruas,relembre que a vida continua,muita fé na luta agente tem.
    (Ref.)Irmão,da minha história eu fiz um resumo,cheguei a uma certa conclusão,irmão,não podemos seguir à qualquer rumo
    fazer só o que pede o coração.Irmão,o fogo que apaga é o que acende,no jogo agente perde mas aprende,outro dia
    logo vem,irmão,enquanto agente anda pelas ruas,relembre que a vida continua,muita fé na luta agente tem.Fim (caso real)!

    ResponderExcluir
  8. " O MENSAGEIRO "

    O meu jeito é assim,não sei si sou bom ou ruim,o que sou aprendi,vivendo com meus pais,não sou menos e nem mais
    apenas um batalhador,de lutar não desisto,creio em Jesus Cristo e em Nosso Senhor.Não gosto de me exibir,com meu modo
    de agir,procuro me defender,usando meus ideias,eu não sei deixar pra trás aquele que me incentivou,serei sempre
    companheiro,um simples mensageiro,da paz e do amor.(Ref.)Não quero ser o melhor,nem também o pior,só abro meu coração
    pra quem me estender as mãos e poder sentir que sou,do bem de Deus um herdeiro,simples e mensageiro da paz e do amor.Fim

    ResponderExcluir
  9. " O MEU GERAL "

    Ainda me lembro de tudo aquilo que ficou,no berço do sertão no centro do interior,num pedaço do chão onde o Sol me iluminou
    nasceu a minha história e o meu mundo começou.Ao lado dos meus pais,eu vivia à sorrir,carinho e tudo mais era fácil pra seguir,eu via os animais,que passavam por ali,com um canto de paz,para me divertir.(Ref.)Ai,ai,meu Geral,te presto a minha saudação,ai,ai,meu Geral,terra do meu coração.O perfume das flores espalhado pelo ar,tanta coisa boa que ajudam a viver
    dos frutos os sabores me faz acreditar,que com tanta beleza sou capaz de renascer.Fim

    ResponderExcluir
  10. " SEU PEDRO "

    Seu Pedro,eu não vou esquecer,que você foi meu professor,olhando em seus olhos pude ver,que você é um batalhador.
    Seu Pedro,o que gente quer,com a fé faz o que precisa,vai a luta e não desiste,insiste até que se realiza.
    (Ref.)Seu Pedro,professor de Matemática,pude ver o quanto vale a sua prática,me ensinou com seu jeito paciente,foi legal!
    Aprendi,estou contente!Seu Pedro,você tem a sua capacidade,sabe liderar todo os traços,meu amigo,com toda sinceridade
    paz,amor,saúde e tudo que deseja,que Deus esteja sempre guiando seus passos.Fim (caso real)!

    ResponderExcluir
  11. " A DEUS EU PEÇO FORÇA "

    Deus,que criou o universo,vivendo aqui na terra,o que mais eu te peço:é força e coraram pra poder seguir
    em forma de um cristão eu estou aqui,sei que uma missão,eu vim pra cumprir.Deus,por favor me ouça,não dar pra viver
    sem a sua força,o mundo me envolveu,me vejo a pecar,o que vou fazer pra me libertar?Das coisas que me vêm,que me faz
    chorar.(Ref.)Deus,meu melhor amigo,tento e não consigo,fugir da minha dor,só mesmo o Senhor,poderá me ajudar,me faça esquecer,as loucuras que já fiz,pra que eu possa viver e me sentir feliz.Fim

    ResponderExcluir

Postar um comentário