COMENTÁRIO DA AMIGA MARIA Maria Fernandes AO TEXTO //**NAS BORDAS DO INAUDITO**//


O autor ironiza quem vive idealizando, quem vive sonhando, pensa , mas não existe, não é, não vive. Liberdade não é espreitar a felicidade pelas frinchas do sonho, pois vive no nada, no vácuo, no não existir, mas sim abrir essas frinchas, deixar as trevas, o nada e abraçar o que está para além das frinchas, viver em plenitude. Isto é liberdade. Excelente texto e bela mensagem, poeta e amigo Manoel Ferreira. Um abraço.



Maria Fernandes



Enquanto houver vida, há esperanças, mas as esperanças só são reais com a liberdade, o poder de decidir a vida, fazer o próprio mundo, a própria consciência. Liberdade é arriscar na entrega por inteira ao que há-de vir.



Manoel Ferreira Neto.



**NAS BORDAS DO INAUDITO**



Centelhas numinosas resplandecendo no crepúsculo dos idílios, sol ameno, friozinho agradável se anunciando para o anoitecer, sentimentos serenos cirando, por intermédio dos stícios da alma, do que se a-pres-enta trans-cendente, além das con-ting-ências do instante-limite, absurdo, intros-pectivo, circunspectivo, imagens furtivas, pers-pectivas fugazes, nuanças etéreas, num átimo de segundo, por vezes sentindo-lhes, deixando vestígios de luzes na alma que as re-cria inspirações, e, no movimento dos verbos da sensibilidade, tornam-se o visível do in-visível, sonhos e esperanças alimentam de suas seivas para mergulharem fundo, lá nas prefundas do inconsciente, trazendo à superfície caminhos outros, verssos, metáforas outras do tempo, estrofes e semânticas de tempos outros nas bordas do inaudito.
A vida aberta às trans-cendências de mistérios que as travessias do aquém às arribas para tripudiar os medos do desconhecido,, de confins aos limbos para se esconder nas sombras da morte do inaudito, foram-se perdendo, foram-se dissolvendo, foram-se nadificando, cumprindo os resgastes, pensando o pensamento que pensa os vestígios, projetando-os ao há-de vir, há-de ser, há de pres-ent-ificar os ideais do perpétuo.
Então?... Consentir o re-nascer, esquecer o que foi apreendido, assimilado, aprendido, vivenciado como pedra angular da lei do menor esforço o não ser, inda garantir a sub-vivência no presente, aprendendo novas lições, lições da verdade de que se é, mesmo que sujam os estrumes perfeitos e absolutos, os valores, valores supremos da liberdade. O pensando o pensamento de pensar a liberdade é trans-cender a contingência na sua frincha de abertura para os passos nas sendas e veredas do ecsistir pleno, não andar em brancas nuvens, rodeando o cogito, o nada da vida, o efêmero de estar-no-mundo, o vazio de ser-no-mundo, são luzes nas treves. Estar diante da vida, estar frente a frente com a frincha do ek-sistir, é tirar as algemas e correntes do que se desejou no pretérito, de que a sentiu carência do arbítrio do verbo ser, e ser localizado na alameda porque trilha à busca dos ipseidos do arbítrio livre da noite, da carne e ossos, cinzas pretéritas nos in-finitivos de todos os gerúndios e particípios.
Centelhas de verbos sarapalhando, sarapalha-versejando, saraplha-versificando vestígios, restícios das trevas pretéritas do não ser à luz diáfana projetada ao eterno, não apenas e exclusivamente em nome e perpetuidade do paraíso onde todos os perfumes da natureza em uníssono exalam a perfeição da felicidade, glória e júbilo de realizações de sonhos e querências dos its-tícios das áuas sublimes do rio de cócitos líquidos e moleculares do finito sem o destino do mar, retiradas as docas, as ondes fluem tranquilas e pacíficas.
Sarapalho idéias, sarapalho ideais nas conjunturas da angústia, sarapalho vazios e nadas em nome do pensar que vestigia os pensamentos. Ontem será outro verbo de ser no castiçal das intemporalidades e a-temporalidades, inver-a-tempos, no canto da janela fora do espço íntimo, buscando o flectivo do espelho ad-jacente ao seu ser atrás de amor pelas idades-ipses do morrer, retornar do que jamais fora idealizado.



Manoel Ferreira Neto.
Rio de Janeiro, 16 de julho de 2016)


Comentários