DIA DO ESCRITOR - 25 DE JULHO - Manoel Ferreira


Ser hoje Dia do Escritor. Parabéns, muitas realizações a alegrias nas letras são incentivos às vaidades, orgulhos da raça, estirpe, laia, acende as chamadas do desejo de sucesso, fama. Poderíamos dizer, sem haver duvidar, este Dia tinha nobres sentidos a 50 anos, quando em si mesmos os escritores traziam suas utopias, desejos, esperanças e fé de Liberdade, Responsabilidade, Compromissos com as causas dos homens, com as carências da humanidade. Tais coisas foram sendo perdidas no tempo.
Não acendo as chamas da glória. Minha mulher, Graça Fontis, veio-me cumprimentar, dizendo-lhe eu: "Vamos esperar alguns anos ainda a verdade do Dia do Escritor ser recuperada, resgatada. Para mim, hoje, este dia não tem o menor sentido."
Ao contrário, evoco os Amigos das Letras a refletirem com a verdade da reflexão sobre o que é isto - ser escritor?, nossas responsabilidades e compromissos com os homens e humanidade. Em verdade, em verdade, não temos o talento de mudar o mundo, mas podemos despertar cada leitor nosso a pensar, meditar, refletir sobre a vida, procurar o outro que se encontra atrás do "eu" que sustenta no mundo, nas relações com as coisas, os objetos, os homens, desejando o encontro de novos horizontes e universos de suas vidas, superar o destino. Se as nossas letras realizam isto, ai sim podemos nos considerar escritores, podemos receber os cumprimentos sentindo-nos alegres, orgulhosos.
Em verdade, em verdade está difícil despertar os escritores para a responsabilidade e compromisso com a humanidade, pois as letras são pedras de toque para o sucesso, a fama, o orgulho, a vaidade.
Mas se dois ou três refletirem e virem a seriedade de ser escritor já é um princípio de outros horizontes.
RE-FLITAM! PENSEM! MEDITEM! Entreguem as suas letras às causas da espiritualidade e da verdade do ser.
Um grande abraço a todos!!!



Manoel Ferreira Neto
(25 de julho de 2016)


Comentários