#SUCEDÊNCIAS ELEMENTARES DA ALMA# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: PROSA




Algo de estranho e estrangeiro sucede... Sucedências inimagináveis, inacreditáveis. Íntimos secretos de perquirições da alma apaziguando as agonias em mim existentes. Creio que as "sucedências" são mais um modo irônico de registrar os desengonços psíquicos, desajustes emocionais, isto porque não sou dos maiores, não sou dos grandes, sou apenas um desengonçado que decidiu a ironia para glória ser realizada a partir dos verbos.
----
No entanto, no mundo das coisas, dos objetos, no mundo das relações, não me é possível expressar, tenho sérios medos da minha imagem re-fletida nos olhos das pessoas, olho-me e não me reconheço.
----
O tempo mostra a regência da liberdade
Nada ser vazio coscuvilha as intuições elementares
Criar sentidos aparentes - o que jogos a esmo
Alivia as dores, ânsias e agonias?
Se morfina ou prano não são capazes de vencer
As dores da "psicossomatização",
Os medicamentos mais fortes da medicina,
Jogos a esmo não resolvem as dores, ânsias e agonias,
O vento sopra as gerências das intenções, vontades
Vazio ser nada haver que explique as ausências,
Falhas são o que não seduz os verbos da contingência
Olhar as sombras, a imagem no espelho
Alentece as dúvidas, desesperos e tormentos,
Sucedências incompreensíveis, brincadeiras inconvenientes
Nonsenses, ridículos, apenas caracteres produzidos,
Quimeras que deixaram de ser nas folhas do bloco,
O oposto é inda recente
Sorrelfas que sarapalharam sentimentos nos segredos,
Enigmas que arrabiscaram sensações,
Da existência assoma o fenecimento
----
O que é mesmo ser autêntico? O que é mesmo ser um "Eu" Talvez ser autêntico é um estilo de reunir os desejos e vontades com a consciência de quem sou? Talvez ser um "Eu" é falácia de aderir as condutas psíquicas, almáticas, posturas sensíveis e racionais?
----
No instante de angústia, sentimentos deambulam por inumeráveis sítios da alma; as emoções divagam pelos medos, fugas, fracassos, frustrações, manifestando dores ininteligíveis. Seja-me complexo por a vontade de libertar-me imensa e não haver alternativa senão o tempo, nem mesmo falar nela é-me dado, vivencio as suas manifestações.
----
O engenho é conhecer estes sentimentos e emoções, saber discernir um e outro de modo verdadeiro - "mas o que é esse modo verdadeiro, hein? "Qual é a verdade? -, expressar o que no íntimo o espírito reage e verbaliza (ou seria canalizar? Não sei...)
----
Sei, expresso, digo como penso e sinto, mas no mais fundo das palavras e sentidos desejados, sucede algo que transcende o real, a realidade minha, os sentimentos e emoções são inúmeros e podem constituir uma realidade além de minha consciência e percepção.
----
Creio haver encontrado um brinquedo
Para afugentar o que murmurava a voz
Noturna de correntes, algemas
O silvo das serpentes esquecidas do veneno
Como abstrato de sua natureza
Grãos de silêncios semeados nas sucedências
Ininteligíveis, canto de des-encantos, encantos,
O mundo e suas canções,
É o silêncio que faz eco
E que retorna a sê-lo nas sombras da madrugada,
Orvalho noctívago que molha a natureza...
----
O interessante é que, após dizer o que sinto e penso, colocado o que de mim sei, postos os sentimentos, verbalizadas ou canalizadas as situações, algo em mim transforma-se - por vezes, sinto-me bem, alegre, satisfeito, por vezes, a angústia é ainda mais profunda, dói, sinto que estou tripudiando, blefando, jogando, engabelando, minto com a verdade em mãos, preciso ir mais fundo, mas onde está a coragem para este empreendimento? Alma devassa é o que reside em mim, alma devassa e sombria à demanda de algum ser. Muitos são os pensamentos e idéias do que me reside, do que me habita, a minha vida sofre uma mudança.
----
Ontem estive contente e feliz, sentia-me completo, mas hoje estou angustiado - acho que ontem fui um embusteiro? Não sinto mais qualquer coerência das atitudes com os desejos.
----
Não conheço os enigmas e mistérios de quem sou, de meu "eu", como o "eu" interage no quotidiano, nas emoções e sentimentos. O que sou caracteriza uma intelecção. Sou iniciante nas dimensões de quem sou.


Tudo atrás foram mentiras indecentes. Tudo aqui e agora são nonsenses e desengonços sustentados nas "sucedências".


#riodejaneiro#, 06 de agosto de 2019#

Comentários