**CAMINHOS DA CRIAÇÃO LITERÁRIA: POESIA, PROSA, FILOSOFIA** - Manoel Ferreira


"...minha prosa é a alma ardendo nas chamas do desejo da verdade, entrelaçado à face oculta da palavra sendo universo de cores, formas colossais, na face oculta dos símbolos e signos a luz do amor habita silêncios e cumplicidades, solidão e correspondências." (NETO, Manoel Ferreira, Degraus do infinito)



"O melhor seria descrever os acontecimentos dia a dia" Esta é a frase de início da novela A náusea, de Jean-Paul Sartre, perfeita para esclarecer alguns pormenores das três últimas publicações minhas, APARIÇÃO DO SILÊNCIO, ILUMINAÇÃO, THEOS, NOUS, DEGRAUS DO INFINITO.
Após escrever Aparição do Silêncio, escrevi os outros dois, em questão de dias. Este texto, DEGRAUS DO INFINITO, teve a intenção explícita de ser a síntese dos dois primeiros. O melhor foi recriar a composição poética dos dois primeiros, sem perder o "eidos" dela, aprofundar na "criação poética e prosaica". Nos anteriores, fora a sensibilidade poética, como a "vejo" em mim", o processo sensível da criação, neste já é a "criação poética". Descrevi a criação literária, poética, prosaica e filosófica, em três momentos diferentes. A face oculta de minha criação que desejei revelar nestes três textos foram os "silêncios e cumplicidades", "solidão e correspondência" da criação artistica.
Escrevi-os há um ano atrás. Evidentemente, neste espaço de tempo a criação se desenvolveu, encontrou outros universos e horizontes, aprofundou-se. Hoje há novidades, coisas que o mergulho profundo trouxe à superfície e foram reveladas. Necessitaria de escrever um novo texto, abordando as transformações que houveram, a linguística, a estilística, a semântica, mas inda não é o momento. Há ainda muito a observar no dia a dia das escrituras para escrever um texto neste nível. No futuro, com certeza, irá acontecer. O texto virá à superfície, escrevo e publico.
O importante é ressaltar aqui é que estes três textos são uma tríade, trilogia a respeito da "criação literária", poética, prosaica e filosófica. Neles estou dizendo o dia a dia da criação literária, que abre as portas e janelas para a compreensão sensível e intelectual dos leitores, mais sensível do que propriamente intelectual. Em nível intelectual, a linguagem e o estilo seriam outros, bem diferentes. Estou me revelando para os leitores que leem a vida sensivelmente nas obras e não interpretam e analisam. Aprendi a ler a minha obra sensivelmente com os comentários e críticas dos Amigos e Leitores - aprendi mesmo, é verdade.
Assim, sendo estes textos sobre a criação artística, uma trilogia, dou à trilogia, conservando e preservando os seus títulos específicos, um título geral: CAMINHOS DA CRIAÇÃO LITERÁRIA: POESIA, PROSA, FILOSOFIA.



Manoel Ferreira Neto.
(14 de junho de 2016)


Comentários