#DARDO DE FOGO QUEBRANDO ANGÚSTIAS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: DITIRAMBO $$$


Vazia efusão de quimeras,

Re-colho-me introspectivo, acolho-me extrovertido,

Ouvir a balada da alma, sentir além há instantes

Em que um grito surge inesperado,

Por um minuto,

Além de mim próprio,

Além das dimensões psíquicas em des-equilibrio,

Des-estruturadas,

Dardo de fogo quebrando angústias,

Medos de minh´alma,

E indeciso permito a mim

Resvalar-me pela difícil percepção das contradições,

Equívocos, erros, fugas,

A lucidez é tão branca, tão branda,

Aberta,

Sinto profuso este saber:

Luz que gerencia as esperanças e sonhos,

Antídoto contra a perdição veemente e implacável

- vento secando os lábios,

alargando a pele molhada de suor,

longo clímax de timidez,

que é preguiça,

que é indiferença às razões das contingências,

Acender o "incenso dos ideais"

Lançar-me ao direito que me cabe de destinar

O quem sou, ser-me,

Creio que é mister pôr a alma de lado,

Considerar o Verbo,

Empreender esta viagem ao Verbo,

Aí está não a felicidade, não a alegria, não a realização,

Mas o sentimento do Ser,

A ilimitada coragem, força de aprender a viver,

Sentir a vida,

A consciência do que quero viver

Se projecta sobre qualquer realidade contingente,

A eternidade não é o que vai além do estar-no-mundo,

A eternidade é o Ser de mim em consonância

Com o presente de todas as vontades sendo criadas,

Estabelecidas, delineadas, instituídas, patenteadas,

Mesmo que não em absoluto, o absoluto

É a desgraça incólume, fruto dos dogmas e preceitos

Da Religião,

No peito pulsando as certezas de que cumpri isto de "Existir".

====

Alguma coisa começa a latejar em expectativa,

De tocha nas mãos, descubro espírito implacável

Que sabe, conhece os esconderijos onde

O desejo da vida se abriga, saboreá-la, degustá-la,

Iluminando com claridade incisiva o subterrâneo do tempo,

E a minha carne ferve numa intenção de

volúpia eufórica, voluptuosidade profusa...



#RIO DE JANEIRO(RJ), 29 DE OUTUBRO DE 2020, 01:39 p.m.#

 

 


Comentários