E O CHINÊS SEGUE O CAMINHO# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA


@@@
De fato, todo aquele que pensa como pensa a si próprio e ao mundo, à terra em que habita e existe suas contingências, visão-de-mundo, visão-da-existência, há de confessar pública e notoriamente que andou por algum tempo ou por longo nas calçadas ensombrecidas, nos becos, vendou os próprios olhos, tapou os próprios ouvidos. Se há quem diga "Não é assim não. A coisa não se dá desta forma?", só tenho a dizer-lhe assim tão simples que para a consciência estar presente, ser efetiva, éritos e érisis pretéritos foram vividos, vivenciados, experimentados com todo fervor.
@@@
Andar o rio de soleiras às margens é ainda muito mais vergonhoso que nas calças ensombrecidas, becos, pois que se imagina nada ser no mundo, não trazer em si dentro quaisquer valores dignos de re-conhecimento, e sempre atribuindo, conferindo ao outro suprema inteligência, divina sensibilidade, outro que não só vê e enxerga as margens do rio, trilha-a satisfeito e imbuído de todos os orgulhos e vaidades, inda sendo capaz de criar a terceira margem deste rio, acreditando ser ele próprio filho das musas e homem de cultura mais que elevada, trans-cendental em todos os níveis que for possível conceber.
@@@
Andando à soleira deste rio sem margens, em companhia do outro a quem atribuía todos os méritos, louvores, sorrisos na face, brilhos nos olhos por sentir-se ele firmemente convicto de que sua "cultura", sua "intelectualidade" era a expressão plena e completa do autêntico conhecimento da vida, das artes, da existência, das religiões, das ciências e, visto que ombreava e encontrava em toda parte pessoas instruídas de sua espécie, laia e estirpe, evoluía com o sentimento vitorioso de ser o digno re-presentante da uni-versalidade do conhecimento e formulava, como tal, suas exigências e pretensões, suas reivindicações e intenções. Para que direção seguisse, logo participava de uma convenção tácita sobre uma multidão de assuntos, de idéias artísticas, filosóficas, religiosas, notadamente no domínio da religião e da arte. Este "tutti unisono" espontâneo, extrovertido se induzia a julgar-se diante da uni-versalidade, diante do conhecimento uni-versal.
@@@
O mundo foi girando, rodando na sola de meus sapatos já bastante gastos de tanto trilhar as soleiras, do rio, às margens, quase mesmo furados, julgando-me zero à esquerda, zero obtuso. A existência é muita dura, sem nunca conceber repouso, sempre me esforçara ao máximo para as próprias ideias, a liberdade em questão, agi de tal modo e tão bem quanto estava em meu poder.
@@@
Num determinado sítio de nossas andanças, percebendo o obstáculo de todos os espíritos vigorosos e criadores, o labirinto de todos os incertos e os desgarrados, o nevoeiro deletério em que se asfixiam todos os germes vivos, virei-me à esquerda, acenei-lhe a mão, não era um espírito acanhado e vulgar, nalgum lugar outro senão aquela soleira do rio sem margens o verdadeiro espírito, jamais julgar haver encontrado a verdade, a uni-versalidade do conhecimento, das ciências e das artes.
@@@
Ainda sendo possível ver-lhe à distância, lembrou-me música que no momento parafraseei. Deveria saber que só há um modo de honrar-me: prosseguindo incansavelmente a busca, dar-me nascimento, não às virtudes do saber elevadas aos auspícios, no mesmo espírito e com a mesma cor-agem. Instante limite! Meus olhos se abriram para a própria caminhada. Refugiei-me no idílio e opus à sede inquieta e criadora do artista uma certa satisfação #plácida#, a satisfação de minha própria estreiteza, de minha quietude, até mesmo de meu horizonte limitado. Alegrias ingênuas e tocantes eclodidas nos interstícios... Persuadido da falta de gosto e da falta de idéias e da grosseria estética do sábio...
@@@
E o Chinês segue seu caminho,
Nalgum porto do olimpo terrestre,
Os homens entre palmas eufóricas,
Cantando-lhe:
"O Chinês alfim chegou,
Estamos contentes e felizes,
Por que razão demorou tanto
Para nos ensinar todas as lições
Do espírito do conhecimento e da verdade
Quiçá inda escarafunchando os mistérios
Inconscientes,
Por que odeia tanto o gênio que possui,
A justo título,
Incontestável, in-cólume,
A reputação de fazer milagres?
Isto é milagre:
Este "tutti unisono" espontâneo,
Extrovertido se induzia a julgar-se diante
Da uni-versalidade,
Diante do conhecimento uni-versal?"
@@@
Há tantos patetas disfarçados! E continuo as minhas andanças pelas estradas de poeiras, possuindo as duas margens.


#RIO DE JANEIRO, 28 DE MARÇO DE 2020, 10:14 a.m.#


Comentários

  1. Boa noite meu anjo Manoel,tu estais bem?Emoção em estarmos em conjunto!
    A China contaminou todo nosso planeta,estamos condenados à morte! Depois de estarmos contaminados vem o isolamento,onde não há visita de parentes uma situação desastrosa para evitarmos o contágio. Atualmente a solução é a quarentena mas essa regra o país não resiste prolongar. Estou comovido com o grupo de risco onde assentua se os homens e mulheres com mais de 60 anos,a gravidade é saber que torna se um tiro certeiro para os idosos! Até surgir uma vacina certa iremos ver rolar muita coisa desagradável.
    Abraço desejo te prioridade na quarentena!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário