DESDÉM DE EGRÉGIAS PRÉ-FUNDAS GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA



Apaguei, não sem uma pontinha de remorso, a lanterna de Diógenes.
@@@
Foi-me companheira inestimável por anos a fio, luz de meus caminhos, indicou-me inúmeras veredas em minhas buscas de indivíduos de brio, cidadãos não apenas de carne e ossos, homens de condutas e posturas inestimáveis. Já andava à beira da incredulidade absoluta e divina, desiludido, frustrado, fracassado – selaria a saga de minha família, o fracasso; para sempre lembrado como filho do fracasso - jamais iria satisfazer os profundos desejos que me habitavam o espírito. Só agora encontrei um homem. Não é político, nem eclesiástico, nem advogado, não pintou uma grande tela, não compôs música clássica, erudita, não contribuiu com Ciência para a produção da Guerra Biológica, não pediu ao governo da China desculpas por declaração infundada nas redes sociais, sustentou sua posição, não escreveu obra-prima da literatura, não é filósofo, não divulgara a todos os ventos que os ângulos obtusos se encontram no infinito. Também não fundou academia ou república, não enfiou a mão nos cofres públicos e construiu mansão. O homem que encontrei não é nada disso.
@@@
Há uns quarenta e cinco anos, as personalidades da cultura, das artes, profissionais, jurídicos, eclesiásticos, cientistas, professores, eram idôneas em todos os níveis, imaculadas, chegava-se até a pensar que o mundo, pela primeira vez na história, foi habitado por deuses, os gregos da antiguidade teriam aprendido muito, não teriam de acreditar naqueles deuses corruptos, voluntariosos, autoritários, ditadores; a história seria outra, seria até o caso de in-verter: colocar os homens de há quase cinqüenta anos na época dos deuses gregos, estes em nossa modernidade, deixando os tempos rolarem: a raça humana, as artes, a política, as ciências teriam atingido a perfeição perfeita, com a vênia do pleonasmo vicioso, mas a ênfase se faz necessária, os homens não precisaríamos mais sonhar com o paraíso celestial, felicidade e paz absolutas, não precisaríamos arrancar as unhas dos dedos, os cabelos da cabeça, espremer os miolos, correr atrás dos prejuízos, pedir perdão a Deus por nossas culpas, pecados, viveríamos o paraíso terrestre. Crimes hediondos, corrupções, furtos, estupros, pedofilia eram praticados pela ralé, marginais, loucos.
@@@
Tempo que eu, particularmente vivi, sempre ouvindo de meus pais que não andasse pelas periferias de nossa comunidade, evitasse colegas indisciplinados, moleques; então fui proibido mesmo de me sentar atrás ou do lado, na sala de aula, do maior marginal que tinha no grupo, Sérgio Pinto, ele e a família não valiam um vintém furado, “nem a terra vai aceitar o cadáver desta família nas suas entranhas, ela que aceita de tudo”, diziam alguns fregueses que consertavam suas bicicletas na oficina de minha família. Vivesse a minha vida, diziam meus pais, fosse aplicado, fosse exemplo, só a verdadeira cultura iria ser a lanterna de minha vida, convivesse com os colegas de famílias idôneas, Figueiredo, Souza, Balsamão, etc., etc. Sempre fui filho obediente, sempre primei minha vida à luz da cultura e dos bons princípios.
@@@
Tempos idos... Não vou cair no ridículo, colocando a minha estrela em cheque-mate, afirmando as personalidades de todos os âmbitos são hoje corruptos, safados, canalhas, são os lídimos representantes a suciedade, e o povo, marginais, bandidos, traficantes, assassinos do passado são hoje homens em quem se deve confiar, em que se deve acreditar, se deve votar para vereadores, prefeitos, vice-prefeitos: personalidades e marginais hoje são farinhas do mesmo saco. Há exceções: há personalidades mais honestas e dignas como há bandidos mais especializados, bem munidos de armas suntuosos, fazendo a polícia tremer, sujar nas calças de medo e pavor. Uma coisa é indiscutível: até mesmo os sábios, intelectuais não me desmentiriam, se necessário assinariam documento a meu favor: os homens foram reduzidos à natureza humana, são apenas instintos reles, os jegues são mais dignos que eles. Que reviravolta! Meu Deus! Dizia o filósofo alemão Hegel que a história é circular, o que foi ontem, nas curvas e retas da estrada, será amanhã, vice-versa; se isto for mesmo verdade, não for mais algum despautério do absolutismo do filósofo, seremos outra vez perfeitos.
@@@
Dizia que, enfim, encontrei um homem, não mais preciso de lanterna para me mostrar e indicar as veredas por onde devo seguir em busca de idoneidades, de verdadeiras relações; vou poder morrer tranquilo e sereno, não selarei a saga de minha família, o fracasso puro e absoluto. Que homem encontrei?
@@@
Encontrei um mendigo, mas tal mendigo, a quem todos chamam Chico B..., não é exatamente mendigo, apesar de ser mendigo. Achei um verdadeiro homem. Ele não pede esmola para beber cachaça, para fumar cigarro, craque ou maconha; pede para comprar sua “quentinha” no almoço e jantar. Diz sempre, quando pede seu trocado: “É prá comê, moço”. Não há quem não enfie a mão no bolso da calça ou abra a carteira e tira uma moeda ou nota. Agradece. Conta o que já ganhou, corre para o restaurante do Pedrinho e compra a comida, D. Evarista ainda dá uma caprichada, dois pedaços de carne, um pouco mais de maionese, senta-se debaixo do leque da praça principal, come alegre e satisfeito da vida, gritando a plenos pulmões: “Deus sempre abençoa as pessoas”.
@@@
Não posso afirmar com categoria, foi-me dito que alguém, vendo-lhe pedir trocado para completar a quantia de seu almoço, cinqüenta centavos, um dos homens mais orgulhosos e prepotentes, metido a intelectual, de personalidade das mais importantes da cultura e das artes, o maior e mais grande de nossa história – nossa comunidade não conhecerá outro, primeiro e último, para sempre citado nas escolas públicas, particulares, faculdades, nos manuais, na história, o gênio de nossa cultura -, parou, enfiou a mão no bolso traseiro esquerdo de sua calça de tergal, de figurino francês, tirou a carteira, abriu-a com todas as pompas de personalidade máxima, olhando de esguelha e soslaio, à cata de observadores, ser motivo de orgulho e palmas, empunhou uma nota de vinte reais. Chico B... disse: “Brigado. O senhô é uma vergonha prá todos. Vô morrê de fomi, bota seu dinheiro no borso”. O homem quase caiu duro e fedendo, algumas pessoas assistiram à cena, saíram rindo, gargalhando: “Nem mendigo quer saber de esmola deste homem”. Mas ele, quem enfiou a mão no bolso, estava por real-izar seu maior sonho, a sede real e mesma da academia de artes e letras de nossa comunidade, tornar-se imortal e eterno. O mendigo que não entendia nada disso, nem sabia ler ou escrever o seu nome, só ouviu algumas pessoas dizerem pelas ruas, depois de lerem ou ouvirem dizer de uma matéria de Junqueira Neves sobre ele e a academia, o objetivo era mandar os talentos e dons aos quintos do inferno, serem os farsantes os lídimos representantes da cultura. Nem Chico B... aceitou.
@@@
Encontrei o verdadeiro homem!...
#RIO DE JANEIRO, 19 DE MARÇO DE 2020#

Comentários