#FONTE LUMINOSA DO TEMPLO DE FESMONE XII PARTE# ==== #NO ESTRO E DESVARIO DOS LOGRADOUROS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto; POEMA



Procuro erguer-me na penumbra. Não sentir o mundo a elevar-me. A cortina cerrada estremece a atmosfera. Insolência. Rumores que me transcendem.
=====
Rumores que são da noite. Estranho. Medito. Olho ao relógio. Calor imenso surge em minhas pernas.
Altíssimo disfarçado nos paraísos, como eu, osco,
No estro e desvario dos logradouros;
Altíssimo, consciência ubíquo, erudito, como eu,
Perniciosa omnipresença, velhaco polido em quaisquer loco,
Jumento lavrador em todos os assuntos,
Conquisto todas as carneiras grosseiras ou não,
De todos os submissos alvos ou negros;
Adopto todo o rebanho
– De extra, de longínquo, porque não me incluo nele,
Sou eu na transcendência das quatro patas,
Caracterizo-me nas duas retaguardas,
Pois neste dia pluvioso,
Em que as gotas d´água aspergem todos os acontecimentos,
A vulgacho baixa todas as renques,
Em comando ao colossal troço, que, sem beiras e afogadilho,
Abeirará ao abismo, eu serei o Guará Amaldiçoado, o Guará da Pradaria,
Consumando a proxeneta dos provectos algozes,
Ascendência e jaez de Fratricida, sem sustento nem indulto.
Os vendilhões do temp(l)o cresceram e se di-versificaram,
Hipotecaram a boa-nova, o novo homem,
Alugaram o brilho da estrela de Belém,
Que é esperança e fé dos homens por todo o sempre,
Exportaram, a alto preço, o ouro, o incenso, o petróleo e a mirra.
Meus ágeis dedos agem mi-la-gro-as-men-te
No ágio das multiplicações.
Eles dão ao diabo como brinde o sabonete de Pilatos
Que marca as trinta moedas de Judas.
====
As ondas enchem, entrechocam-se nas docas. Aéreos talentos fertilizados. Peregrino em divinos ardores. Geniais tempestades. De estrangeiro de poeiras seculares. Formas no ar. A sereia atravessa o deserto. Passei nu pelo campo de por baixo de chuva fina e fria. Livre de tudo.
====
Angústia acompanhada de medo.
Imagino que falo em vão. Também para não me ocupar e fazer a digestão. Pungente retro de um inferno que vivo. Solene sorriso. Gentil riso de nada. Amo as vozes que misturam o longínquo à distância.


#riodejaneiro#, 20 de outubro de 2019#

Comentários

  1. "POEMAS"
    Meu amor me compreenda
    ouça o que vou dizer
    nesse mundo não existe nada
    que eu troquei por você
    desde quando te encontrei
    que senti seu calor
    sentir minha felicidade
    ser o seu amor.

    Em teu braços encontrei
    tudo que eu quis
    hoje não me falta nada
    eu sou feliz
    na hora de te maltratar
    eu peço a Deus
    que me transforme em felicidade
    para os sonhos seus.

    As vezes me aborreço
    com alguns problemas
    e para me desabafar
    me ponho a escrever poemas
    mas isso não quer dizer nada
    me entenda querida
    você é luz em minha estrada
    enfeite da minha vida! Fim

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu veterano amigo e companheiro Manoel Ferreira,esse poema meu está exposto em vídeo na minha pasta no YouTube quer curtir o vídeo eu ficarei muito grato. Abraço!

    O sentido dessa letra é uma expressão com minha esposa que assim que casei ela tinha ciúme das minhas inspirações que eu descrevia!...

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Manoel,tuas fotos estão conservadas comigo em meu WhatsApp e em meu PC
    é um privilégio obter te comigo! Fica tranquilo que comigo ficará sobre controle eternamente seguras!...

    ResponderExcluir

Postar um comentário