@EU-CAÇADOR DE MIM@ GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: POEMA



Eu-caçador de mim ando a esmo
Na orla marítima, pensamentos fluindo,
Perquiro se nalgum instante
Não se id-entificar,
Como verbalizar a branca luz dos céus?
Seria muita ingenuidade,
Tendo a língua com esmero cuidada,
Não servir deste fluxo ininterrupto,
Palmilhar o degrau da escada seguinte,
As Horas semeiam orquídeas e flores,
Por cantos e recantos,
As Graças espalham perfumes no ar,
Musas emitem vozes melodiosas,
Emitindo o sol do meio-dia seus raios,
As ovelhas ficam possuídas por espécie de ira,
Alcançarei sem medo
A brilhante manada de ovelhas de lã de ouro?
Quero um chumaço desta lã preciosa,
Sem querer nada mais
Senão dar vida ao momento...
====
Eu-caçador de mim enbrenho-me num bosque.
Perturbo-me,
Surpreendo-me de ver os pés
Se trocando livremente ao longo
Do ziguezague dos passos
Entre as árvores a sentir o silvo do vento,
A intuir as vozes dos subterrâneos do espírito,
E todo o horizonte do mar,
As águas e as nuvens se confundindo,
Visto à distância,
Sarapalho-me através dos traços
Que faço com as idéias e pensamentos
Num papel imaginário branco, e nada digo,
Nada mostro senão os sons de silêncios
Que habitam todas as dimensões humanas,
Os silêncios são as claves
Das baladas da verdade e efêmero,
Efemer-idade da verdade,
Etern-idade da in-verdade
Sonhando a postura de efígie, mas sempre vencida,
Seria a sua sina, saga,
A imortalidade dos desejos e vontades...?
====
Incriada, dissimula nas tenebrosidades, a veracidade da possança e brilho ao sulco arado fecundante..., das efemeridades dos rituais, pomposos e/ou pagãos, latinas efígies ou gregas esfinges, pernósticos ou bastardos, da consciência dessa sensação às luzes dos planetas às bordas da soleira dos in-finitivos verbais, dos particípios, no fundo de tudo, há uma noção dormida de muitas agitações na altura, a noite fecha-se, sossego, vontade tresloucada, desejo desvairado de haver estado a dormir, sonhando algo, o universo fosse um erro descabelado, o vento flutuando incerto, indeciso.


#riodejaneiro#, 31 de outubro de 2019#

Comentários