CONSCIÊNCIA-ÉTICA - O QUE É ISTO? GRAÇA FONTIS: FOTO Manoel Ferreira Neto: TEXTO



Homens são suas obras, atitudes, ações, consciência, gestos. Saber isto é considerar, reconhecer, respeitar o outro. Então, no que diz respeito ao métier intelectual, constituído de poetas, poetisas, escritores, escritores, intelectuais, isto é de uma responsabilidade sem limites. A questão Ética é radical, imperativa. Não admite deslizes, como dizem os paulistanos "Pisar na bola é proibido sob todos os níveis."
====
Não é nenhum segredo que Graça Fontis, Ana Júlia Machado, Sonia Gonçalves palmilhamos as estradas da intelectualidade juntos, tendo os nossos caminhos particulares, íntimos, produzimos juntos, produzimos por nós mesmos. Nas estradas das buscas do Ser, da Liberdade, da Consciência, do Amor, do "Nós".
====
Há longo tempo decidimos Graça Fontis e eu escrevermos juntos a nossa obra, poemas, prosas, conciliarmos nossas penas sob a luz de nossos ideais, idéias, não apenas nas trilhas da crítica, nossas críticas recíprocas, irmos além disso. Com as nossas amigas Ana Júlia Machado, Sonia Gonçalves mister a autorização delas para este empreendimento, unirmos nossos nomes, dons e talentos em prol da Utopia Poética.
====
Então, seria de minha parte a responsabilidade de perguntar-lhes se permitiriam, consentiriam que me inspirasse na obra delas, escrevessem junto com elas o que já haviam escrito. Conservar o interdito de suas obras, abrindo outras dimensões para que teçam o crochet do Ser... Isto é complicado. Mesmo que sem quaisquer intenções, deslizes podem haver, e isto é sério. Tenho comigo que, se não puder contribuir com luz e faíscas de fogo para que a obra do outro alcance profundidade maior do que já revelam, não toco em nada de ninguém.
====
O que fizera então? Procurei Ana Júlia Machado, Sonia Gonçalves perguntando-lhes se podia me inspirar em suas obras, reescrever algumas obras. Ambas em uníssono responderam efetivamente: "Você tem carta branca. Faça o que desejar. Consentimos de olhos fechados."
====
Aos 24 de novembro de 2019, o BLOG "BO-TEKO DE POESIAS", estará fazendo aniversário, o seu quarto ano de existência, 24 de novembro de 2015/24 de novembro de 2019. Sem a participação de minha amada esposa e companheira das artes Graça Fontis, das amigas Ana Júlia Machado, Sonia Gonçalves, não estaria hoje com 164.609(cento e sessenta e quatro mil, seiscentos e nove) visualizações, 8.583(oito mil, quinhentos e oitenta e três) publicações. Unir inda mais nossas vozes era mister. Neste mês de aniversário, intenciono fundamentalmente as nossas vozes juntas, nesta empreendimento literário, poético, filosófico, nesta união de nossos sonhos e esperanças da Arte e da Vida.
====
Diante desta resposta de ambas, "Você tem carta branca comigo... Consinto nossa união de olhos fechados", os meus sensíveis agradecimentos, gratidões por lhes haver conquistado o coração, a responsabilidade é grande, darei conta dela com dignidade e honra, posso afiançar às minhas inestimáveis amigas.


Beijos nossos.
Manoel Ferreira Neto


#riodejaneiro#, 26 de outubro de 2019#

Comentários