**QUIÇÁ A INDESTRUTIBILIDADE DO ESPÍRITO COMPROVE VERDADES E LÓGICAS EXISTENCIAIS** - TÍTULO E PINTURA: Graça Fontis/PROSA: Manoel Ferreira Neto


Em realidade, em realidade, não deposito crédito em perecermos o indivíduo, sem nentes percebermos da existência, sem nentes sabermos de sua exatidão, de sua ciência, sem nentes conhecermos de seu espírito. Sucederemos pranchas achanas das condicionalidades sentidas, ensaios, existências assoalham-nos as óticas de quem somos à cata da orientação, interpretação da existência do ente, ser da palavra da existência, ex-tase da poesIa do ser-estar. Para re-nascer, bem o sei, numa tarde ensimesmada de inverno, trazendo nas sombras a aderência das resinas fúnebres com quem me ungiram, e nas vestes a poeira do carro fúnebre, tarde nublada de início de julho, em que desapareci, e quando aflorei ao mundo era manhã de julho, o sol estava nascendo, ainda que ameno.
Eterno é tudo aqui que vive um átimo de segundo, mas com tamanha pujança que se petrifica e nada o resgata. Não desejava ser senão eterno. Os séculos apodrecessem e não restasse mais do que uma essência ou nada disso.
Consideramos os sofrimentos, penares das perplexidades, dubiedades, ambiguidades, não refutações dos dilemas, lesões, discórdias do mais longe do eternal, im-perecível do mais longe, o que é a realidade, o que é o bem-querer, o que é o absurdo, o que é a facticidade. Mas, nas indagações, expectativas, quimeras, percebemos da existência dos lugares a existência do supremo, com elas produzimos elocuções de céu-aberto, saberes de júbilo... Isto é - erudição da existência, carpo da independência, e emancipação existindo dom do apetite do indivíduo.
Tudo é triste sob o céu flamante - o pecado cristão, ora jungido ao mistério pagão, mais o alanceia. Abaixamos os olhos ao desígnio da natureza, dúbia e reticente: ela tece, dobrando-lhe o langor e amargor, outra forma de amar o verbo do sonho.



Esperanças. Sonhos. Fé. Utopias...



Em realidade, em realidade, admito perecermos os indivíduos sem "erudição da existência", isto é, mergulharmos profundo na essência do verbo-espírito do ente, metamorfosear o devaneio do rendez-vous com a realidade, exatidão existindo o sendo-forma nominal e invariável dos verbos do vir-a-ser, o distinto distinto do distinto, exórdio do além-mundo.
O mundo é quiçá: e é só. O mundo é silêncio que faz eco e que volta a ser silêncio no universo noctívago circundante. O mundo não vale a pena, mas não há pena.
Eis a erudição tão ambicionada declamada nos verbos da esperança de versos líricos, de líricas versais do mito, declamada nos poemas relativos a ocasos olvidados de quimeras harmoniosas; sagrada, de estâncias, criação de ambições dos deveres morais, mas ensaio o "ser-com" da sapiência da vida na vertente do conhecimento-da-existência, com que perecemos os indivíduos desprendidos e concretizados, e com ela concebemos, arquitetamos, tornamos a in-ovar, re-novar, re-nascer a representação do bem-querer amadurecido nas achanas pranchas do transitório, da insignificância-a-ser, ser-para-o-não-ser, para-o-patavina-ser com a "erudição da existência", apetite, devaneio, apetecer, expectativa, ficção, até então que com todas as lógicas do ser-existência à luminosidade da lógica quantificadora existencial, a representação do perpétuo ser da realidade encaixilhada no período de completos os aconteceres.
Eterno, mas até quando? é esse marulho em nós de um mar abissalmente profundo. Desapareci, mas ficou esse chão varrido em cujas pedras passou uma sombra. Na cruz dos quatro caminhos, o poeta elevou o diapasão para celebrar a vida que aflorou ao mundo, e os apanhadores repousaram degustando graviola.
Os indivíduos somos literalmente, sem tirar nem pôr, tal e qual perenes, a percepção da eloquência-existência e expiramos com a existência da palavra a personificar o hino do irreprovável ser da Existência.



(**RIO DE JANEIRO**, 19 DE JANEIRO DE 2017)


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