**QUEM DESDENHA QUER COMPRAR** - Manoel Ferreira


"Quem desdenha quer comprar", eis um adágio que mineiros da gema gostam de pronunciar quando alguém começa a sarrafar com pujança.
Paulistas e paulistanos não perdem a oportunidade de tirar sarro da cara do mineiro, chamando-lhe lerdo, lento, povo do queijo, desconfiado, mão-de-vaca, e por aí muitos adjetivos dirigidos aos mineiros.
"A pressa é inimiga da perfeição" é a resposta que damos aos nossos queridos paulistas e paulistanos. O que fazemos com a nossa lentidão, com a nossa lerdeza, se não é perfeito, aproxima-se da perfeição. O que é mineiro gira e gira pelo Brasil a fora com o reconhecimento e consideração de todos. Pergunto: há algum queijo mais delicioso pelos rincões do Brasil mais delicioso que o nosso? Não há. E não estou sendo bairrista, é o reconhecimento do brasileiro. Lerdos ou apressados, mineiros e paulistas, conquistamos o mesmo espaço, a perfeição fica à mercê das culturas.
Mas de tanto desdenhar os mineiros, com as suas ironias, sarcasmos, cinismos, os paulistas e paulistanos acabaram assimilando muito de nossa cultura mineira. Num exemplo, ainda que bem simples: o termo "tresandado" significa para nós os mineiros aquele que andou em demasia, andou, andou, andou, andou tanto que ficou tresandado. Fiquei sabendo agora que "tresandado" tem o mesmo sentido para os paulistanos. Muitas expressões nossas adquiriram eles, não são da cultura deles. Agora, sério: grandes escritores paulistas e paulistanos vieram a Minas buscar linguagem e estilo com os nossos mineiros, alimentaram-se de nossa cultura. Estou mentindo? Dizendo algum disparate? Sendo bairrista?
Vamos para o lado da História? Onde é que começa a História do Brasil? Simplesmente começa em Minas Gerais. Não foi na Bahia, não senhor! Eis a razão de ser o povo mais genuinamente brasileiro. A lerdeza, a preguiça, a lentidão são brasileiras. Quando li Macunaíma de Mario de Andrade, joguei pedra em Mário: por que Macunaíma não nasceu em Minas Gerais, nalguma tribo indígena de Minas Gerais? Se encontrasse Mário na época, esganá-lo-ia: Macunaíma tinha de ser mineiro. A grande maioria dos movimentos históricos começou em Minas Gerais. São Paulo quis ser um país à parte do Brasil: mineiros e cariocas botaram a boca no trombone. São Paulo continua sendo um Estado brasileiro. E muitos outros movimentos.
Paulistanos, paulistas, deixem disso de desdenhar os mineiros, vamos unir nossas mãos: lerdeza e pressa podem trazer muitos frutos deliciosos para nós?
Só mais uma "cosita": o que me distingue dos mineiros é não ser eu desconfiado. Nunca o fui. Inúmeras vezes dei com os meus burros e carroça no mata-burros por causa de confiar nas pessoas.



Manoel Ferreira Neto.
(14 de março de 2016)


Comentários