**PARABÉNS POR SEU ANIVERSÁRIO, MESTRA E AMIGA RITA HELENA NEVES** - Manoel Ferreira


Para mim, a gratidão é o gesto sublime da vida, do homem. Saber agradecer com sinceridade, com amizade, com amor e carinho é uma arte das mais mágicas.
Se se deseja profundamente a caminhada para o ser, mister trans-formações, mudanças, estar disponível a novos conhecimentos, experiências e vivências. Precisamos de mãos que se nos estendam, que nos ofereçam amizade, que nos leguem a confiança, que nos incentivem, que nos impulsionem. Muitas vezes, e quase todas, pensamos que estamos prontos, acabados, atingimos nível inestimável, fechamos os horizontes à frente, tornamo-nos "poste de cimento armado". Negamo-nos as transformações que nos são necessárias. Puro orgulho.
Lembro-me, prezada e inestimável Mestra e Amiga Rita Helena Neves, como se estivesse agora, quando abri uma notificação, havia um comentário de seu, comentário sem precedentes, comentário sensível, inteligente, de profundo conhecimento, comentário de arte e intelectualidade. Pensara comigo próprio: "Neste nível, eis um comentário que trans-forma, muda os caminhos, re-vela outros horizontes". Preparei o post com todo carinho, amizade, ternura, era merecedor de figurar nas minhas páginas, nas de que participo. Os amigos assim vão conhecer mais profundamente as minhas "coisinhas". Fi-lo. E tantas vezes os seus comentários inteligentes, sensíveis, profundos revelando com categoria as profundidades de minha obra, que decidi presentear-lhe com uma Comunidade de só críticas suas.
Ao longo do tempo, fui eu próprio conhecendo as entre-linhas dos textos, das poesias, a minha filosofia foi se tornando mais nítida, mais clara, mais transparente, dando-me oportunidade e chance de mergulhar inda mais em mim, abrir os cofres inauditos da inconsciência, da intelectualidade, as "gaiolinhas" da sensibilidade, libertando os pássaros, deixando-lhes voarem, voarem, voarem. E mesmo o homem fora se trans-formando sensivelmente. Tudo se transformando, tudo se transformando, novas idéias, novos ideais, novos sonhos, novas esperanças.
Tenho o orgulho de dizer publicamente que o seu carinho com a minha obra - obra que tanto conhece profundamente -, com a sua amizade por mim, desejando-me o melhor na vida de escritor, de homem. Uma amizade sincera e verdadeira, uma entrega intelectual
absoluta.
Hojé é o seu Aniversário. Odeio isto de "Parabéns! Felicidades! Sua vida seja plena de realizações e conquistas". Cumprimento os amigos reais e virtuais com estas palavras, mas revelo os meus sentimentos. E por quê? - perguntar-me-á você. São lugares-comuns, e eles nada dizem. Mas eu digo com eles.
Durante todo o dia de hoje, estive pensando como iria cumprimentá-la por seu aniversário. Fosse no real, escreveria uma mensagem num cartão escolhido a olhos de lince. Cumprimentá-la não significava apenas os desejos de felicidade, de conquistas, de realizações; cumprimentá-la significava mostrar-lhe "de verdade" a amizade que nutro por você, sempre o melhor e mais melhor conquiste, realize.
Feliz Aniversário, minha Mestra querida, minha Amiga inestimável. E muitíssimo obrigado de coração por todas as coisas que venho conquistando na vida literária com a sua presença ao meu lado, presença de amizade e de críticas sem precedentes.
SEJA MUITO FELIZ MESTRA.
Um grande Abraço!!!



Manoel Ferreira Neto.
(30 de março de 2016)


Comentários