**NÁUSEA DO VAZIO/VAZIO DA NÁUSEA - XVI PARTE** - Manoel Ferreira


Escrever é a música do som na cítara, as letras criando uni-versos, horizontes, sigo os acordes, ritmos fluindo sentimentos, emoções, sensações. buscando a luz da vida, em meio a todas as situações, circunstância... É uma jornada mágica, seguir de mãos dadas as sendas e veredas com o amor no peito, pela namorada, pelos lugares do mundo, peregrinos da luz.
No Natal, fomos passar juntos com a minha família. Iria conhecer o Sacha, Solange, todos os sobrinhos, sobrinhos-netos, cunhadas, enfim a família inteira reunida. Comemoração esplendorosa, integração, a vedete era Berenice, acabava de se tornar tia, tia-avó, cunhada.
Estava eu de chapéu. Saulo, o irmão caçula, também colocou chapéu, dizendo que era para não tomar sereno na cabeça. Berenice de seu modo de paulista sensível e intuitiva: "Quê nada, Sérgio. Isto para imitar o seu irmão querido" Dera risada, mas continuou com o chapéu na cabeça até o momento que nos despedimos. Tratada como sendo já da família. Infelizmente, não conhecera a Sandra, já era falecida estava fazendo nove anos. Foi tirado o retrato da "família real", os cinco irmãos, foto histórica por estar acompanhando, no meio deles. Sacha saiu comigo no amigo oculto, na hora da entrega: "Sérgio passou muitos anos fora, mas agora está de volta, e será muito bem-vindo". Creio que a cena que ela mais se sensibilizou, vendo o Sacha me beijando no pescoço no abraço, depois dessas palavras, pois que sempre faz questão de repetir sobre a entrega do presente. E também outra cena de quando estava voltando a Marília, Solange estava presente, Berenice tomou de um amor e amizade por Solange. Comenta sempre. Aquele costume do paulista, paulistano de quando gosta está sempre lembrando nas histórias, encontros com amigos. Então, quando são histórias de viagens a Minas Gerais, Rio Grande Sul, Curitiba, todas as cidades brasileiras e Estados.
No dia 25, fomos almoçar com a família. Berenice muito feliz, sentindo-se querida na minha família. Não se esquece de Saulo sempre ao meu lado na mesa: "Sérgio, Saulo sente muito ciúme"
Num determinado momento da festa, pedi-lhe emprestado o celular e fui assistir videos de músicas na escadaria do prédio de dois andares de Saulo. Berenice sentiu a minha falta, perguntando-lhe de meu paradeiro. Quem respondeu foi Celeste, esposa de Saulo: "Vi-o na escadaria ouvindo músicas. Ele de repente se afasta e vai para o seu canto."
No meio da festa, pedi a atenção de todos para ler uma homenagem que havia escrito, confessando que Saulo não é só irmão, considero-o irmão. Quem encontrou o texto no Facebook foi um dos sobrinhos, Sebastian. Após a leitura, Berenice disse que o Saulo estava se sentindo muito feliz, orgulhoso, e que ele na hora que li sobre não trocar fralda de coco dele, mas tudo fiz por ele do 0 a 3 anos de idade. Saulo: "Sérgio podia ter tirado o coco do texto".
Havia feito um prefácio de livro de poesia de poetisa belorizontina, Eulália do Amaral, foi publicado o livro. Havia eu entrado em Belo Horizonte como crítico. No real mesmo, entrei em Belo Horizonte com a minha crítica. Mostrei a alguns de meus familiares, sobrinhos. Estávamos comemorando o Natal, mas também a minha volta ao seio da familia, éramos os vedetes do Natal.
Uma cena um pouco triste foi no momento de tirar a foto da "família real" e uma de nossas irmãs era falecida, mas de espírito e na alma de todos ela estava presente, inclusive a nossa mãe. Nossa mãe morreu desejando a união da família, eu inimigo de minha irmã fazia quase quarenta anos, estar fora. O sonho da família reunida se realizou, e agora era para sempre.
A arte está sempre presente nestas ocasiões, No Natal, um artista das letras, escritor e poeta, estava, era membro da família, irmão, tio, cunhado, tio-avô.
Quando nos deixou em casa... Berenice foi abrir a porta do Hotel onde estávamos hospedados. Fiquei conversando com Saulo um pouquinho.
- Sérgio, estou feliz. Você ama a Berenice. Percebi isto claramente.
- Faz um mês e meio que estamos namorando, Saulo. Gosto dela sim. Não é amor.
- Depois você me diz... Pode achar que não, mas conheço bem você, Sérgio.



Manoel Ferreira Neto.
(29 de março de 2016)


Comentários