COMENTÁRIO DA AMIGA E MESTRA RITA HELENA NEVES SOBRE A XV PARTE DO ROMANCE /**NÁUSEA DO VAZIO/VAZIO DA NÁUSEA**/ - Manoel Ferreira


**NÁUSEA DO VAZIO/VAZIO DA ALMA - XV PARTE**



Parece-me que agora, Sérgio admite seu amor por Berenice. Por que esse amor lhe causa culpa? O que há em Sérgio que o faz sentir dor n'alma por estar apaixonado por ela?! Às vezes me parece um remorso por estar amando mais a sua musa que as próprias letras?! "Mártir da hipocrisia ou da virtude" (Olavo Bilac)



Rita Helena Neves



Também estou fazendo esta mesma pergunta, Mestra. O porquê desta culpa por amar Berenice. Agora, só acredito neste amor dele por Berenice a partir do momento que ele se declarar. Dizer a Berenice que a ama. Escrever sobre o amor por ela é uma coisa. Outra é dizer a ela que a ama. Tchan... Tchan... Tchan...



NÁUSEA DO VAZIO/VAZIO DA ALMA - XV PARTE



Oh, meu Deus?! O que está acontecendo comigo? Nada sou neste instante de uma madrugada solta no tempo do mundo. Tenho medo, tenho medo de me perder no fundo deste vazio.
Deixe este vazio, Sérgio Palantis, acontecer livremente. Sei que você inteiro, até aos ossos, é medo, é susto, é espanto com tudo que no seu íntimo está acontecendo, as imagens obscuras que se lhe revelam, no seu momento de agora o simplesmente nada, tudo se apagou de sua alma.
Você ama Berenice. Sente por ela um grande amor. Terá inda de viver algumas situações que, enfim, terá de assumir este amor. O verso-uno, Berenice e Sérgio Palantis. Segue a sua vida com as letras e o seu Amor por Berenice, juntos por sempre.
Haverá sempre uma resposta para todas as coisas, para todos os sofrimentos, para todas as dores, para todos os questionamentos. Deixe estar... Haverá sempre respostas. Deus lhe reservou este instante tão complicado em sua vida, o mundo dissolvido aos linces de seu olhar, de sua alma, sabendo que estará trilhando os seus caminhos sem quaisquer indicações de como as veredas e sendas dos passos serão. Haverá sempre respostas. A sua missão, meu amigo, é o amor pleno pelos homens, é o amor verbo do ser por Berenice. O vazio é o caminho para re-colher e a-colher o múltiplo, o uno-verso da continuidade do Ser.
Amigo, estou sentindo muito forte e presente que carrego nas costas as dores, sofrimentos, todas as esperanças e sonhos da humanidade, não sei se os meus olhares voltados para o infinito irão trazer a luz que iluminará os campos de desejos, vontades, querências, não sei se os meus gritos aos universos e horizontes irão ser escutados pelo coração de todos os homens, se as minhas palavras escritas nas páginas irão despertar a humanidade para a esperança de outros tempos, outros sonhos, outros ideais...
Por Berenice?... Não sei definir.
Este vazio que sinto agora, que estou vivendo realmente na vida, agora mesmo nem sei o porquê estão descendo lágrimas no meu rosto. Quiça seja o desejo de abraçar e beijar Berenice, dizendo-lhe aos sussurros nos ouvidos: "As estrelas hão de brilhar, amor de minha vida, nossos nomes estarão escritos nela"
Amigo, comecei a escrever no Facebook, com uma vontade imensa de somar amigos na vida, seguirmos juntos de mãos dadas, mas no tempo fui conhecendo as dores e sofrimentos, esperanças e sonhos dos amigos, através de seus poemas, de seus comentários, eis que o vazio da vida se me apresenta, mas no seu eidos o carinho e amor pelos homens. Compreendo que a minha missão no mundo é levar as palavras de sempre esperança do amor, da paz, da felicidade. É a minha cítara do sublime vazio. Mas sou tão imperfeito, tão absurdo. Estou chorando de verdade, amigo. Até o presente não sabia, não tinha a menor noção de que o vazio jorra lágrimas de solidariedade, compaixão.Jorra sorrisos de amor.
Haverá sempre respostas. Deixe estar... Nada é efêmero, nada é eterno, nada é nonada..
Haverá sempre respostas.



Manoel Ferreira Neto.

(29 de março de 2016)

Comentários