ESCRITORA E POETISA PORTUGUESA, MARIA FERNANDES, DIALOGA COM MANOEL FERREIRA NETO SOBRE O "AMOR" E O "VAZIO" NO ROMANCE /**NÁUSEA DO VAZIO/VAZIO DA NÁUSEA**/



Maria Fernandes - Adorei este lindo episódio do mais sublime amor! Abraço



Manoel Ferreira Neto - Será mesmo, Maria, "sublime amor"? Não tenho a mínima noção do romance ainda, mas não acredito seja "sublime amor". Seria que Berenice existe mesmo na vida de Sérgio? Não será ela criação dele, um escritor em plena atividade, de imaginação fértil, pode ter criado este personagem para en-velar a ausência da alma, do espírito? Não será que Berenice é pura representação da alma, espírito? Sérgio a criou para não sucumbir de todo, já que não se vive só de carne e ossos, alma e espírito são necessários à vida? Ficam estes questionamentos para você. Todo escritor tem seus segredos guardados sobre os seus romances. Tudo bem com você, querida? Um grande abraço!!!



Maria Fernandes - Se assim é, se Berenice representa a necessidade de Sérgio completar-se com algo, pois seja a alma e espírito, seja o Amor que o Sérgio guarda no peito, na alma e que transbordou em carinho, doçura, gentileza perante a amada. Sérgio está vivo, ele não pode viver no vazio, ele revela ao leitor, neste sonho, que no seu coração pulsa um coração sedento de Amor e este só poderá existir se existe alma, o Amor é a definição mais pura da existência da Alma!



Manoel Ferreira Neto - Convido-lhe agora a conversarmos a respeito deste romance. Um diálogo entre nós



Manoel Ferreira Neto - Sim. Tem toda a razão: neste sonho, ele revela ao leitor que no seu coraão pulsa um coração sedento de Amor. Mas não seria que há um grande amor dela por ele, ela quer que ele o sinta, que se liberte através de seus sentimentos de carinho, ternura? Berenice deseja a liberdade de Sérgio. Isto é bem evidente no romance. Poderia o Amor dela serem a alma e o espírito dele? Concordo que o Amor é a definição mais pura da existência da Alma.



Maria Fernandes - Pois será o grande e sublime Amor de Berenice que conduzirá Sérgio à descoberta de que nele existe sentimento ( foi gentil, carinhoso....) e este só poderá ser fruto da Alma.



Manoel Ferreira Neto - Maria, você está se esquecendo da re-presentação. Você pode representar ser uma pessoa saudosa, melancólica, nostálgica, sendo que é uma pessoa muitíssimo ativa, olha sempre para o futuro. Pode pensar que o passado é como o vinho bebido. Sendo que não é assim que pensa realmente. Os homens representam muito, mostram ser o que não são.



Maria Fernandes - Ah! Outro aspecto negativo da alma humana! Então Sérgio era um embuste: dissimulado e oportunista! Também são manifestações da alma no seu pior aspeto. Deste modo ele vive no vazio, sim, sem alma! Este vazio é a sua negatividade.



Manoel Ferreira Neto - Sim, um embuste dissimulado e oportunista. Mas para não transparecer isto a si próprio, agarrou-se às letras como sua última salvação. Quis fazer das letras a sua alma. Só que chegou o momento que a bomba do tempo explodiu, bum... adveio-lhe a crise de vazio. Agora ele luta por viver no vazio, ser o vazio de si mesmo. Não conseguiu realizar o sonho das letras como sua alma.



Maria Fernandes - Desse modo irá sucumbir no vazio , pois de vazio está cheia a sua alma! Irrealizado e sem sentimentos navega no vazio profundo da sua alma vazia!!!



Manoel Ferreira Neto - Eis a náusea do vazio, que Sérgio sente muito profundamente. Não conseguiu realizar as letras como sua alma. Mas se ele se entrega ao vazio, nada terá realizado na sua vida. Vai navegar no vazio profundo. A vida nada lhe terá sido. Eis o grande questionamento dele. Sente atração pelo vazio, mas tem náuseas dele.



Maria Fernandes - Ao ter náuseas dele , já é um bom prenúncio, pois revela que há sentimento, embora pejorativo, é sentimento. Não existe sentimento sem alma , neste caso ele vive amordaçado pela sua alma negativa e, por isso, vive no vazio, negação extrema de si próprio. Pobre Sérgio.



Manoel Ferreira Neto - Bem... Ao criar o personagem, investiguei-lhe bem. Não poderia deixar-lhe plenamente sem sentimentos, sem emoções. Viveria o vazio existencial, não o vazio vivencial, ou seja, vazio, mas de grandes sentimentos, os sentimentos seriam a sua salvação. Não sei se ele realmente ama a namorada Berenice. Deixa transparecer que sim, mas pode estar representando. Verdade é que está lutando entre entregar-se a Berenice ou entrar pelo vazio a fora, sem limites, sem fronteiras.



Maria Fernandes Aguardarei o final! Um abraço, escritor e amigo.



Maria Fernandes e Manoel Ferreira Neto.
(29 de março de 2016)


Comentários