#GOGÓS NÃO FAZEM CARROÇAS# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA ###


Não cometerei, não estarei cometendo atitude indevida, traçando linhas tortas acerca do pensamento de Affonsus Ludibrio das Carroças - Carroças era o sobrenome da família, vale sublinhar e assinalar: de poderes financeiros substanciosos. Não se trata de haver criado este nome para significar as estapafúrdias de um pensamento, só um equus asinus pode pensar neste nível, se é verdade que ele pensa, dizem os doutos que pensa com os instintos, a inteligência neles habita nos instintos, mas no livro do Cartório. A certidão de nascimento comprova. Não cometo esta atitude porque ele próprio se sentiria muitíssimo orgulhoso, merecendo busto de mármore no jardim do Fórum de Justiça, por haver eu isto tecido. A vaidade atinge as raias do absurdo e segue viagem. Aceitaria de peito aberto esta resenha de seu caráter e personalidade, há quem diga que arranco estas dimensões humanas nas prefundas de seus infernos, contudo não consinto esta fala, pois sou quem não me julga assim tão excepcional sobre o que revelo.

====

Aconselha Ludibrio, estive com ele sentado no barzinho Oficina de Bohêmios, presenciando o seu conselho a um Delegado da Polícia Cívil, a voz serena, pronunciando as palavras, devagar, arrumando as idéias na cachola, prática de quem pensa o que sente e sente o que pensa, no expressá-las com nitidez e clareza, não restando qualquer dúvida ou descrédito, estilo à lá homem de saber inconteste, altíssimos dons e talentos de persuasão e convencimento, para não ficar surpreso, admirado se, ao falar de certos homens, completamente novos... porque os homens, andando, andando quase sempre nos caminhos já trilhados por outros, e seguindo através da imitação as suas ações, acompanhadas de probas intenções, para alguns benéficas, para outros não chegam a maléficas, mas se se considerar as bordas e soleiras das circunstâncias, ainda são quase completamente incapazes de seguir fielmente as trilhas alheias ou alcançar o poder daqueles que imitam.

====

Seguido com acuidade as suas explicações de pensar deste modo, neste estilo, e na segurança de que está a dizer algo que os tempos irão comprovar a legitimidade deste pensamento tão célere, o que se sente, ouvindo-lhe rezar os seus princípios no terço dos ludibrios, o nome que segue o primeiro sendo Ludibrio, podendo até dizer que mergulhara no sentido deste termo, substantivo, e seu pensamento nada mais é que a expressão de seu sentido, em todos os que se pode cogitar.

====

Continuando a exposição de seu pensamento, segurando o tempo que destila os ácidos, constituindo o cúmulo do ludibrio, muito além de sedução, convencimento, diz Alphonsus Ludibrio que um homem sábio, cônscio de sua sabedoria e de sua abertura para trans-literalizá-la deve sempre seguir os caminhos trilhados por grandes homens, e imitar aqueles que tem sido supremos, para que, caso a habilidade, engenhosidade não se igualem à deles, pelo menos poder-se-á chegar perto. Não para alcançar com flecha tanta altura, mas para poder, com a ajuda de mira tão alta, atingir seu alvo.

====

Estive eu a cogitar na rede da varanda acerca deste pensamento de Alphonsus Ludibrio, se tomar em conta outro prisma de visão acerca deste caráter e personalidade maquiavélico, assim o defino e conceituo. Se escamoteio a melodia descoberta das coisas do mundo no quotidiano das contingências, ando na sombra , neste lugar onde jamais bate sol, mesmo que o diabo carregasse as neblinas, as chuvas, inda assim não daria sol. O amadurecimento de um tema, o tema das intenções fundadas em princípios de alegrias continuas e não de interesses escusos e obtusos, tomando em consideração todos os seus prismas de análise e interpretação, a melodia seria o fato. Mas que fato tem uma noite que se passa inteira num atalho onde não tem ninguém e enquanto dormimos sem saber de nada?

=====

No que concerne a mim próprio, não à qualquer situação em que outro esteja envolvido, interesses rolando fáceis e às pencas, como agiria comigo próprio, não é pensamento de nenhum célere homem das ciências, das artes, da política, das religiões, mas tão somente de experiências. Agiria com tanta indiferença aos sentimentos, às emoções, ao espírito humano de ser indivíduo, sujeito e objeto das coisas do mundo, com tanta desonestidade, hipocrisia, farsa, falsidade, má-fé, deslealdade, indignidade?

====

O mais interessante a ser considerado, sublinhado, ressalvado é que senão aquando está conversando com amigos, íntimos, conhecidos, faz questão de explicitar o seu pensamento, com todos os vícios de linguagem e visão das coisas do mundo e da terra. Não se tem notícia em nossa comunidade que Alphonsus Ludibrio aja conforme o que expressa, e não por ser fingido, é o retrato de seu mistério, enigma. Dir-se-ia, então, tentando definir e conceituar este homem que seu retrato é ao inverso reverso, serve ele disso para chamar a atenção de sua sensibilidade, carente, muito carente de reconhecimento, não para satisfazer o ego, algo que pode parecer uma virtude, se praticado conforme os cânones seria a ruína.

====

O que admira é serem os Carroças pessoas indiferentes ás atitudes, ações, princípios, dogmas, preceitos, tradições e convencionalismos, são pessoas de apenas Gogós. Falam, mas não fazem, são orgulhosos para ludibriar as fraquezas, déficits, incapacidades. Se fritar os ovos, com o devido óleo, os Ludibrios é a imagem da população, um povo de só "gogó", tudo o que Alphonsus diz é a descrição do povo, ensina-lhes a serem conscientes.

====

Houve quem num artigo, desejando homenagear os Carroças, num artigo de tablóide fez a comparação entre Gogós e Carroças, título célere em nossa comunidade, "Gogós não fazem Carroças!..." E todos riem, gargalham, sempre um causozinho a respeito, interessantes, com efeito.

====

E não era "gogó" a filosofia de Alphonsus Ludibrio das Carroças. Simplesmente deu o veneno para a população, todos beberam se sentindo orgulhosos dos ensinamentos, a consciência deu-lhes poder de aperfeiçoarem os ludibrios. Duas coisas tornaram Alphonsus odiado: uma a sua origem cultural e burguesa, os bisavós cuidavam de ovelhas na Trácia; a outra, o fato de ele não agir como professava em todas as suas conversas, até mesmo nas filas de Bancos

##RIO DE JANEIRO(RJ), 14 DE DEZEMBRO DE 2020, 0657 a.m.#

 

 


Comentários