AI DE MIM SE NÃO FOSSE O GURU# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: SÁTIRA ####


Se mariei flashes dos afetos

E toques do sensível e espiritual,

E carícias das coisas con-tingentes,

Sonhos, esperanças, utopias,

Mariei, em verdade, ideais e quimeras,

Mariei instantes e eu mesmo,

Mariei maresias e o nada-eu,

Mariei ondas e o eu vazio,

Rasgando verbos, rangendo conjugações,

Regências de pó em meio à poeira,

Gerências de sombras à soleira da eternidade,

Nós de nada,

Como poderia apaziguar-me comigo

Com a existência, se a dialéctica almática

É a busca da existência por intermédio de mim,

Chamem-me egocêntrico,

Conceituem-me egoísta,

Definam-me narcisista,

Careço de existir, de existência,

Mariei que a eterna ampulheta

Do ser-no-mundo, do estar-no-mundo,

Tal-agora-aqui

Do existir,

Sempre será in-vertida de significados e semânticas,

Sempre re-vertida de significantes e metafísicas,

Sempre ad-vertida de valores e virtudes,

Sempre re-vestida de metáforas e metalinguísticas,

Quem não se atiraria ou deitaria ou escracharia

No chão trincando os dentes, apertando as mãos,

Amaldiçoando os Demônios que falassem

Neste tom, neste som, nesta empáfia?

Ai de mim se não fosse o Guru!...

Sou aéreo,

É o meu leve sabor,

Suave hálito.

Sopro que esquenta o decorrer das sílabas,

Pronúncias de estilo que se nutrem do vazio.

#RIO DE JANEIRO(RJ), 13 DE DEZEMBRO DE 2020, 08:21 a.m.#

 


Comentários