Manoel Ferreira Neto ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO ENTREVISTA A ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA SONIA Sonia Gonçalves - PROJECTO #RETROSPECTIVA CRÍTICA LITERÁRIA#



É sempre com muito prazer e reconhecimento, Soninha Son, que a recebemos neste Projecto, sempre realçando a sua sinceridade e seriedade com o que pensa e sente, é assim que deve ser, dizer o que pense e sente para depois não ter de ficar dando explicações.
----
A nossa, minha e de minha amada Esposa e Companheira das Artes Graça Fontis, gratidão sempre pela amizade e reconhecimento. Beijos nossos!
-----
Manoel Ferreira Neto: Para você, o que é a Crítica Literária?
-----
Sonia Gonçalves: Uma responsabilidade que não deve ser exercida por qualquer um sem o mínimo de conhecimento literário, pois isso implica tanto na elevação da arte pobre sem mérito, quanto na derrocada de alguém com muito talento, pelo simples ponto de vista interpretativo do crítico. Portanto eu particularmente vejo como os melhores críticos meus leitores, apenas eles.
----
Manoel Ferreira Neto: Você acha importante a crítica literária, no sentido de os leitores aprofundarem mais na obra do autor.
----
Sonia Gonçalves: Não!Como justamente coloquei, creio eu que o crítico muitas vezes vê tudo de um modo técnico, outras de modo pessoal o que muitas vezes implica em negativar aquele escritor que ele não se identifica por exemplo.Ah você me dirá, mas crítica é algo sério e responsável, pois é, pode até ser em outros países, mas nesse país de maracutaia? Não creio!
----
Manoel Ferreira Neto: Estamos apresentando agora as críticas suas realizadas nos últimos cinco anos. Como você se sente em sendo crítica da obra do escritor Manoel Ferreira Neto? Como você se sente entrando em contacto com o que já escreveu faz algum tempo?
----
Sonia Gonçalves Não me sinto crítica de maneira alguma, apenas apreciadora da obra do Manoel, sequer interpreto sua forma de escrever, apenas sinto a poética envolvida e presumida nas entrelinhas, admiro sua escrita erudita, sua linguagem perfeita e claro seus devaneios poéticos. Sempre legal reler o que gostamos, gosto muito de lê-lo.
----
Manoel Ferreira Neto: Qual a importância você vê a respeito da Crítica Literária no Facebook?
----
Sonia Gonçalves: Mais que dispensável, é um campo aberto a todos, muitos escrevem por pura diversão, sem pretensão nenhuma de ser escritor, escrevem como rabiscam seu cotidiano num diário, só que nesse caso permitem que leiamos as tonteiras que escrevem, veja bem:
—Não quero generalizar, nem para um lado, nem para outro, mas há muitos escritores talentosos e sérios e em contrapartida, a maioria acho que é passa tempo mesmo.

Por isso a crítica, a meu ver é desnecessária seja aqui ou em outro lugar, o próprio leitor é o melhor crítico, se ele gostar vai comprar, se não gostar não, simples assim.
-----
Manoel Ferreira Neto: Sabemos que você não se considera crítica literária, Manoel Ferreira Neto é que diz você sê-lo. Apesar disso, como comentando, criticando a obra dele, o que diria você? Sente-se satisfeita, realizada?
----
Sonia Gonçalves: Sou super fã do Manoel como já disse, mas de jeito nenhum sou crítica literária, poeta e escritora? Sem falsa modéstia sou sim, amo ser poeta e rabiscar meus delírios pelo mundo usando esta ferramenta que tenho ás mãos no momento, chamada “redes sociais”.
-----
Agradecemos de coração a sua presença no PROJECTO #RE-TROSPECTIVA CRÍTICA LITERÁRIA#
#riodejaneiro#, 31 de julho de 2019#

Comentários