#EXEGESE DA FILOSOFIA DA PALAVRA# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: MINI-ENSAIO FILOSÓFICO




Exegese da filosofia da palavra, uma dimensão de obra literária que nos transporta numa espécie de viagem temporal e espacial de desenvolvimento do ser da palavra até à sua materialização como tal.
----
Caríssima e inestimável escritora, poetisa e crítica literária, Sonia Gonçalves, decido desvencilhar a vossa crítica ao Aforismo 986 /**OS CAMINHOS DA POESIA SÓ A POESIA CONHECE" por não apenas conceituar e definir a obra com eloquência, mas por trans-cendê-la e abranger toda a obra reunida. Nalgumas críticas, vós mencionais sobre esta viagem temporal e espacial que a obra proporciona, o que me fez perquirir e in-vestigar minuciosamente para poder defini-la e conceituá-la. Realizo com esta perquirição, in-vestigação, a Exegese da Filosofia da Palavra.
----
A palavra, a poesia, a prosa são efetivamente Sonho. Sonhamos-lhes o Verbo para expressar a Vida em todas as dimensões, para dizer o Ser da Palavra. Sem o encontro do Ser da Palavra, a Poesia, Literatura afastam-se, resta o incólume vazio. Há quem acredite, e não deixa de ser verdade, que a poesia afasta-se quando deixa de sonhar; em verdade o sonho afasta-se quando o Ser da Palavra não se patenteia, não é condizente com a "estesia poética", a "poiésis".
----
O sonho que me reside, e nele a poesia não se afasta, o Ser da Palavra, numa linguagem fenomenológica, é a "intenção fundamental". Tanto cheirei o perfume do Ser da Palavra no filósofo epistemólogo Gaston Bachelard, A Poética do Espaço, que este passou a cheirar-me, e, cheirando-me, tornei-me uma "viajante temporal e espacial", levando os leitores além. Assim se delineou a Exegese da Filosofia da Palavra. A obra é exegética. A Exegese da Palavra só se efetiva quando a obra re-presenta, é espelho do eu-poético do escritor, é expressão da alma. A cada texto, a cada poema as angústias e ansiedades são inestimáveis, as dificuldades são inúmeras pois que exigem mergulho abissal, abismático nas "pre-fundas" da alma, uma verdadeira psicanálise. A exigência é sempre a superação, a suprassunção. É este um caminho solitário: quanto mais me embrenho, enveredo nele, a solidão se efetiva mais, fico à margem de todos, mas já o disse: a solidão não me afeta, a solidão é-me, e me sinto orgulhoso pois que realizo a Arte e a Vida.
----
Sonho que se sonha Arte é Vida.


(#RIODEJANEIRO#, 31 DE JULHO DE 2018)

Comentários