ASSIM NASCE UMA ESCRITORA#🩉 GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: ENSAIO



"Pro-jectar-se significa abrir outros horizontes, outras trilhas a serem palmilhadas."(Manoel Ferreira Neto)


A pintora, escritora e poetisa Graça Fontis​ assume pro-jecto diferente Ă  sua Arte da Pintura. Envereda-se pela Literatura, Prosa.


Se para o iniciante - quem começa a escrever, não pertencendo a outra dimensão da Arte, como ela -, escrever é angustiante, desesperador... imagine quem pertence à Pintura embrenhar-se pelos caminhos das Letras é ainda mais angustiante, desesperador, de arrancar tufos de cabelos, dar nós górdios na língua, encontrar a Linguagem, o Estilo, tornar o pensamento linguagem, a linguagem pensamento, tornar-lhes transparentes, nítidos são tarefa de Sísifo, leva-se a rocha até o cume da montanha, cujo objetivo é instalå-la no topo, mas ela rola para baixo, assim continuamente, a rocha jamais instalada no cume.


A artista nĂŁo se intimida com esta travessia. Deseja realizĂĄ-la nĂŁo apenas a contento, mas radicalmente. O seu objetivo sine qua non Ă© comungar a Imagem e as Letras, arrancar da Imagem as Palavras, tornar as Palavras Imagem.


É de ad-mirar-se a sua entrega. Nos seus textos prosaicos, quer mostrar a que vem. Outra vereda para esta realização nĂŁo seria senĂŁo o mergulho profundo na sua sensibilidade, no seu "eu-poĂ©tico", "eu-plĂĄstico". Numa con-versa nossa, apĂłs a produção de "NAS SENDAS DA CRIAÇÃO", dissera-me que, para criar um texto, ela traz tudo o que hĂĄ dentro de si no momento da pintura, e isto Ă© extremamente complexo, dĂĄ vontade de arrancar-se de dentro, Ă© uma dor no peito sem limites, e esta passagem elucida com primor o instante da criação literĂĄria: "... Ă  busca da razĂŁo concebĂ­vel, nĂŁo perecĂ­vel no tempo e no devir...", a busca da racionalidade da prosa, nĂŁo havendo alternativa senĂŁo "... deixo-me arrastar pelo indomĂĄvel portento a abrigar-me nas matas brutas, caverna de prisco odor neste influxo intrĂ©pido sem que se me extravie das ondas indĂŽmitas irreverentes a emitirem uivos em desespero nas sendas da criação..."


Diz ela que a Poesia é mais fåcil de criar, é deixar os versos e estrofes nascerem à luz da sensibilidade, intuição, percepção, criatividade. Sente-se livre com a Poesia. Mas ela não quer esta liberdade, quer se sentir presa, amarrada, aguilhoada à razão, quer pensar o pensamento que pensa, quer espremer os miolos.


QuĂȘ metĂĄfora esplendorosa cria para revelar como a prosa se lhe manifesta: "... SĂŁo ĂĄrvores, ninhos, raĂ­zes, montados no tempo, nĂ©ctar dos desejos transcendendo passado, ventos e limites arquitetĂŽnicos na ressuscitação densa e casual destes instantes aflitos, impacientes..." A prosa Ă© isto mesmo e transcende a isto, vai muito alĂ©m. Para mim, a prosa Ă© uma verdadeira floresta fechada e hermĂ©tica, em todas as suas sendas corre-se riscos, estĂĄ-se ameaçado de todas as intempĂ©ries, o que salva de ser engolido por ela Ă© a criatividade conciliada ao pensamento, Ă s idĂ©ias, plagiando as suas palavras reveladoras: "... tropicĂĄlia mental dos sonhos voadores".


E para identificar com categoria esta "tropicålia mental" inicia a sua jornada na Filosofia, lendo autores filósofos. Aliås, chegou a afirmar-me que desejava muito fazer faculdade de filosofia, embrenhar-se nas idéias, pensamentos.


Este texto Ă© histĂłrico, Ă© um documento primoroso para se conhecer nĂŁo sĂł a artista-plĂĄstica, mas tambĂ©m a escritora, uma viagem adentro a alma, a inconsciĂȘncia, ao inconsciente artĂ­stico. Para se ler e entender Graça Fontis mister a leitura deste texto. Conheço, no real mesmo, alguns escritores e poetas de primeira viagem que nĂŁo se dignaram a esta reflexĂŁo, deixando que o tempo cuidasse de mostrar-lhes o caminho a seguir. A escritora Graça Fontis nĂŁo. JĂĄ se dignou a fazĂȘ-lo na criação prosaica, o que mostra o seu compromisso, responsabilidade com o pensamento, com as idĂ©ias. Por onde passar nestas alamedas prosaicas haverĂĄ passos flexĂ­veis, a in-ovação, a re-novação, isto Ă© a Liberdade da Criação em questĂŁo, em jogo, Ă  busca do Ser.


#RIODEJANEIRO#, 16 DE ABRIL DE 2019#

ComentĂĄrios